Mensagens

A sua “mala” já está pronta?

1 de April 2015

A sua “mala” já está pronta?

Fiz o enterro de um grande amigo meu, há alguns anos trás, e no seu enterro me perguntava: “Meu Deus, o que é que eu vou falar para esta gente?”…

“Diz-lhes que a vida é uma viagem… e para alguns ela é curta, porque vivem 20, 30, 50, 60 anos… para outros é longa, que são aqueles que vivem 70, 80, 90, 100 anos… mas diz-lhes, Júlio, que o tempo da viagem é indiferente… o importante é saber o destino final desta viagem. Que cada um tenha a certeza de que está no caminho da Verdade para chegar no Destino Certo da Vida Eterna” – Falou Deus comigo.

A verdade é que quanto mais longa, mais cansativa e mais contratempos e problemas e deceções se sofrerá, mas, o importante de toda a viagem, são duas coisas:

1º SABER O DESTINO
2º CHEGAR AO DESTINO

Nesta viagem, todos levamos uma mala. E quando vamos viajar, não deixamos para arrumar a mala 30, 20, 10, 5 minutos antes, não é verdade? E porquê? Porque planeamos onde iremos estar, o que iremos fazer, como estará o clima e por isso levamos a bagagem de acordo com a viagem e tempo, não é assim? E se levamos coisas desnecessárias, quem é que vai sofrer as consequências? Nós próprios! Pois carregaremos peso desnecessário e vamo-nos aborrecer, pois, para encontrar as coisas de que realmente precisamos será ser mais difícil.

Sim, todos estamos numa viagem e essa mala tem um nome: ALMA.

Esta mala é a sua, a minha alma! E não podemos permitir que ela esteja sobrecarregada e sim leve, porque estamos numa viagem e essa viagem pode chegar ao seu fim a qualquer instante, e, uma coisa é certa, a alma, ou a “mala”, não pode ser preparada minutos ou segundos antes, tem que ser preparada todos os dias!

O QUE TORNA A MINHA “MALA” MAIS PESADA?

  • Quando fico com a cabeça às voltas, a questionar o porquê de tudo, aborrecido, amargurado, ansioso, triste… a minha mala fica mais pesada;
  • Quando cometo um erro e não confesso, não reconheço e não choro aos pés de Jesus… a minha mala fica sem rodas.
  • Quando nutro, na minha alma, orgulho, medo, mágoas, mentiras, traumas, dúvidas, malícia…

O QUE A TORNA A MINHA “MALA” MAIS LEVE?

  • Quando oro, leio a Palavra de Deus, me Batizo nas Águas e me mantenho Batizado (sepultado para a velha vida), busco o Espírito Santo, me humilho, dou de graça o que recebi de Graça, olho para mim e para as pessoas com bons olhos, aceito os desafios da fé e da vida como oportunidade para servir mais e melhor ao meu Senhor… eu nem preciso perguntar de porquê, a resposta chega-me na hora;
  • Quando confesso e reconheço… ela torna-se leve e até com um dedo eu consigo levá-la.

A minha e a sua mala têm que estar prontas para a viagem eterna, sempre. Por isso, está escrito na sua Bíblia, como na minha:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (1 Pedro 5.8)

Todos os dias, a todo o instante, precisamos de estar preparados para finalizar esta viagem (morrer). Você, adolescente, não pode querer cometer o erro de pensar: “eu vou deixar para preparar a minha alma quando eu estiver com… 15, 25, 30, 40 ou 50 anos, não, não e não, você tem que preparar a sua mala hoje, agora, por isso, está escrito:

“resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5.9)

Todos somos tentados, enfrentamos problemas, temos os nossos “porquês”, mas não temos porquê permitir que a nossa mala não esteja feita, ou esteja sobrecarregada, por isso, mantenha a sua mala livre do pecado, do sentimento de culpa, da preocupação ou ansiedade, LEVE-A, SEMPRE PRONTA PARA A VIAGEM MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA!

Deus é contigo, e eu também!

Bjf

previous post

01 abril

next post

02 abril