Mensagens

Quando a Noadia fala consigo!

16 de October 2014

Quando a Noadia fala consigo!

Quem foi é menos importante do que ela representa. Noadia era uma profetisa que se colocou no caminho de Neemias, unicamente para desviá-lo do seu verdadeiro objetivo!

Esta era a sua grande tarefa: tentar desviar Neemias de concluir a Obra. Mas, que Obra era esta? Seria a reconstrução do muro? Não… este já estava terminado, porém, faltava uma vertente da Reconstrução e esta não era física e sim espiritual. O povo ainda não tinha sido orientado e levado para o Sacrifício e esta parte da Obra ainda não estava concluída, por isso Neemias não aceitava sair de Jerusalém.

[floatquote]“Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.” (Neemias 6.14)[/floatquote]

Noadia era uma notória falsa profetisa, que se juntou ao grupo dos piores inimigos de Neemias. Observe que Neemias, além de ter de resistir a Semaías, também resistiu a outros profetas, cujos nomes ele não menciona, por isso, será que ele revela o nome de Noadia por acaso? Semaías, o profeta, espiritualmente falando, refere-se ao nosso “Eu”… e esta profetisa Noadia? Lembre-se que o profeta era uma pessoa que tinha uma influência sobre o povo, ou seja, ele, supostamente, transmitia a Vontade de Deus. O profeta levava ao povo uma direção, a Palavra de Deus!

E quem representará Noadia? É a fonte dos sentimentos, o coração, o lado da família, que é um dos aspetos que mais influência detém sobre nós. Ou seja, o que mais nos influencia é o nosso “Eu” e a nossa família e são igualmente estes dois aspetos que mais atrapalham uma pessoa de fazer a Obra de Deus. Então, quando Semaías, que é o seu “Eu”, não consegue influenciá-lo ou impedi-lo, então, vem a profetisa Noadia (paquera, namorado, noivo, esposa, mãe, o pai, a irmã, o irmão, etc…), tentando influenciá-lo.

Muitas vezes, eles chegam a emitir a sua opinião diretamente, o motivo porque estão contra, ou tentam influenciar por meio dos sentimentos, tentando mostrar as possibilidades em aberto que o seu futuro apresenta. Ou seja, Noadia apela ao sentimento, à emotividade que os laços familiares invocam, mas que, ao mesmo tempo, nos travam e nos impedem de prosseguir.

Fique atento, pois, muitas vezes o que parece inocente ou sem segundas intenções, muitas vezes tem o verdadeiro objetivo de o tirar do seu caminho!

Não se esqueça, os Sambalates, Tobias e Geséns são fáceis de identificar, porque são inimigos declarados, porém, os Semaías e as Noadias, faziam parte dos Judeus, mas eram tão inimigos da Fé-inteligente, corajosa e perseverante de Neemias, quanto os inimigos pagãos.

Sempre haverá Semaías e Noadias no nosso meio, por isso, todo o cuidado é pouco!

Deus é contigo e eu também!
Bjf