Mensagens

“Que é isto?”

3 de February 2016

“Que é isto?”

É conhecido como o mês mais curto do ano, mas é também aquele em que começamos por fazer o balanço de uma temporada que agora começa e que se quer bem-sucedida…

Observe a seguinte passagem, que descreve o “mês de Fevereiro” do povo de Israel, assim que foram libertos do cativeiro em que viveram 430 anos no Egito:

“E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.” (Êxodo 16.1)

“E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.” (Êxodo 16.15)

“E disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando Eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.” (Êxodo 16.32-33)

“E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã. E um ômer é a décima parte do efa.” (Êxodo 16.35-36)

Estamos no 2º mês do ano e na vida de muitas pessoas, infelizmente, ainda não houve qualquer evolução.

Deus fez descer o Maná precisamente no 2º mês do ano (que simboliza Fevereiro), depois de o povo ter saído do Egito (que simboliza o nosso passado recente, no caso, o ano 2015).

Para muitos, inclusivamente para si, 2015 foi um autêntico Egito de sofrimento. Porém, em Fevereiro, você terá a possibilidade de receber algo que nem sequer imaginava.

Maná foi o nome hebraico, dado pelos israelitas, como resposta ao “que é isto?” do povo. E assim será a vida dos que crerem… A bênção será de tal forma, que todos irão dizer “que é isto que aconteceu na tua vida?”.

Depois disso, o Senhor mandou o povo encher um ômer de Maná e colocá-lo diante d’Ele para as gerações futuras. Ora, um ômer é a décima parte do efa, ou seja, o Dízimo. Então, o Dízimo, separado corretamente, abençoaria as gerações futuras do povo, por outras palavras, a minha, a sua, a nossa família.

Um efa era é uma medida que representa, aproximadamente, 22 litros. O número médio de dias úteis de um mês é 22, ou seja, eles tiraram o dízimo de um mês de trabalho para abençoarem a família, por instrução do próprio Deus.

E assim, comeram durante 40 anos. 40 anos é, em média, o número de anos que uma pessoa trabalha. Tanto é, que é usado como número de anos para o cálculo da reforma. Em suma, a fidelidade no 2º mês traz bênção pessoal, profissional e familiar.

Pr. César Ribeiro
Templo Maior – Lisboa