Recentemente, em uma reunião realizada com os auxiliares (veja fotos acima) foi deixada uma mensagem especial a todos.
Você sabia que Deus plantou dois jardins? O Jardim do Éden e o jardim dos servos, simbolizado por 7 árvores, conforme está descrito em Isaías 41:
“Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo. Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.” Isaías 41:18-20
O deserto simboliza o Planeta Terra e as sete árvores os sete diferentes tipos de servos do Deus-Vivo. Sendo que cada uma delas tem especificações, utilidades essenciais e específicas, assim como Deus pretende que se desenvolva em cada servo características e qualidades específicas.
O cedro, por exemplo, foi a madeira escolhida por Deus:
-Para construção do Tabernáculo (cujo propósito era para que Deus habitasse no meio do Seu Povo) Para queimar os sacrifícios. Ela demora para pegar fogo e, quando pega, seu fogo é três vezes mais (duradoura, consistente…) que de outras madeiras.
-Mesmo quando o cedro era queimado no Altar do sacrifício, aquela madeira se convertia em brasas, não se desfazia em cinzas. E era levada ao tabernáculo e colocada no altar do incenso, para elevar as orações, o louvor, daquele que havia sacrificado a Deus. Até mesmo como brasa era útil.
-Para ser os Umbrais no Templo. Por sua resistência em suportar o peso e as pressões. (Nós, servos de Deus somos assim, resistimos a todo peso da cobrança pessoal e espiritual no serviço que envolve a Obra de Deus, começando, porém, com o caráter exemplar, irrepreensível. Suportamos toda a pressão deste mundo para servir ao Altíssimo.)
-Para ser as Portas do Templo. (Somos nós que recepcionamos o povo sofrido, rejeitado, desacreditado, somos nós os Obreiros, que damos acesso às pessoas ao santuário espiritual, à porta que conduz o Povo ao Altar).
– Outras 3 características do cedro é que sua madeira é perfumada e serve para matar traças e evitar mofo; o cedro não depende da chuva, pois suas raízes fortes se aprofundam e buscam água diretamente dos lençóis freáticos, e enquanto as chamadas árvores primárias vivem, em média, 50 anos, os cedros podem vivem cerca de 500 anos ou até mais.
Note o quanto as características do cedro se assemelham às características do verdadeiro servo de Deus, escolhido por Ele para manifestar a Sua luz neste mundo e levar a Salvação aos sofridos.
– Para tanto, porém, assim como o cedro, o servo precisa exalar o perfume de Cristo, eliminar as traças que são as dúvidas, e evitar o mofo, que é a fé acomodada, religiosa.
– Devemos ser fortes, para suportar as pressões deste mundo, o fogo do Espírito Santo deve arder dentro dele e ele precisa estar ligado diretamente à videira, que é o Senhor Jesus, assim como as raízes do cedro se alimentam diretamente dos lençóis freáticos.
O cedro de Deus, que é o servo, é plantado no deserto, na dificuldade, para justamente depender de Deus e não de si mesmo ou de outras coisas, pessoas ou lugares. O cedro era plantado no deserto e o servo não pode esperar facilidades, conforto.
Perceba que todas as utilidades do cedro só se dariam se ele fosse cortado. E o servo que não aceita ser cortado não terá utilidade, foi o que Jesus disse: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 16:25
Aquele que não se deixar cortar pode até ter sido chamado e escolhido por Deus, mas não será útil.
– E enquanto alguns duram alguns anos, nós devemos durar por toda a vida e a Eternidade.
– Enfim, o servo de Deus, por causa do Espírito que está sobre ele, não depende de lugar ou de circunstâncias. Como disse o Senhor Jesus:
“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1:3
Na próxima semana, iremos falar sobre outra árvore. Fique atento!
Nos veremos na IURD ou nas Nuvens!
Bispo Júlio Freitas.