Os 7 Poderes do Pai Nosso – 4º Poder
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje;” Mateus 6:11
Nos 7 poderes do Pai Nosso, Jesus deixou claro que temos muitas necessidades diárias: cuidar de nós mesmos, cuidar da família, cuidar do trabalho, da casa e tantas outras coisas.
Mas, qual seria a principal?
Todos devemos fazer três coisas diariamente: alimentar-nos, exercitar-nos e descansar. Seja rico ou pobre, acredite em Deus ou não, nenhum ser humano sobrevive se não se alimentar, se não se exercitar e se não descansar, porque é a trindade de sua subsistência. No entanto, Jesus deixou claro que há uma necessidade em nosso espírito, porque somos trinos, somos espírito (razão, inteligência), alma (coração, sentimentos) e corpo (matéria).
O Senhor Jesus disse que, quando morremos, o fôlego de vida, ou seja, o espírito, a inteligência, retorna a Deus.
Cada pessoa decide qual será o destino de sua alma, se será a Vida Eterna ou se será a morte eterna, por ter rejeitado a Deus enquanto estava viva, por não dar ouvidos aos Seus ensinamentos, por não obedecer à Sua Palavra e por não buscá-Lo nem servi-Lo.
As pessoas que rejeitam a Deus não morrem condenadas por Ele, mas por seus próprios delitos e pecados. Jesus disse: “Não vim para condenar, mas para salvar. Se vocês estão condenados, é por suas obras, porque até a consciência de vocês já os acusa”.
E o corpo? O corpo volta ao pó. Seu corpo irá ao pó, será enterrado e haverá uma festa no Céu, porque está escrito que a morte de um filho de Deus é motivo de alegria. Nós choramos e sentimos saudades, é normal, somos humanos, mas no Céu há uma festa cada vez que alguém passa salvo para a eternidade.
O 4º poder é alimentar o espírito, a mente, os pensamentos, com o pão nosso de cada dia.
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje;” Mateus 6:11
Ou seja, “dependo de Ti, Senhor, até mesmo para o básico, para respirar, entender e falar”. A primeira coisa que Jesus nos ensina aqui é que não devemos estar ansiosos, preocupados, influenciados pelas responsabilidades, necessidades ou problemas.
Ele nos diz: “Conheço todas as suas necessidades, mas não posso atendê-las se você não Me pedir, pede-Me!”
Talvez você já tenha falado com seu advogado, seu empregado, seu vizinho, seu filho ou seu pai, mas se esqueceu de falar com o Altíssimo.
“Eu Sou o seu Pai Celestial, sei que você tem necessidades diárias e básicas. Você se lembra quando tirei o Meu povo da escravidão e durante quarenta anos caminhou pelo deserto? O que fiz? No deserto há padarias? Não, mesmo assim, não lhes faltou pão por quarenta anos. No deserto há lojas de roupas? Não, mesmo assim, os vesti por quarenta anos, e as roupas deles não se desgastaram. Embora no deserto não haja lojas de sapatos, ao Meu povo não faltou calçado por quarenta anos, e também não se desgastou. Por quê? Porque Sou Deus, Sou Pai, e sempre farei o que está além do seu alcance. No entanto, o que está ao seu alcance, pode ter a certeza de que não o farei por ti.”
Inclusive, você que é pai ou mãe tenha o cuidado para não facilitar tudo aos seus filhos, porque amanhã eles dependerão de você para tudo. Não semeie isso, pois colherá.
Nossos filhos devem ser educados de maneira inteligente e bíblica, valorizando até mesmo um copo de água ou a cadeira que têm para se sentar, respeitando os mais velhos, valorizando a família e as coisas espirituais, porque isso os blindará, os tornará maduros e os protegerá de se corromperem, para que amanhã não se tornem corruptos ou vaidosos.
Alguns corrompem-se com o sucesso. É bom que conquistem, mas é importante que saibam preservar tanto seu caráter como seus princípios morais, civis e espirituais. Isso não se aprende numa escola, numa faculdade ou na sociedade, mas sim dos pais ou na igreja, caso não tenham pais.
Neste 4º poder, Jesus nos ensina a falar com Ele sobre nossas necessidades: “Eu conheço suas necessidades básicas, como andar, respirar, falar, viver, trabalhar, comer e dormir; fala Comigo”.
Se você não consegue dormir, fala com Ele, em vez de tomar um comprimido, e você vai dormir como um recém-nascido. Primeiro fala com Deus, depois utiliza os recursos que Ele te deu, não o contrário.
Quando Jesus foi tentado, o diabo mostrou-Lhe todos os reinos do mundo; ele faz o mesmo conosco atualmente, apresentando propostas muito atraentes através de outras pessoas, por isso, tem muito cuidado. Num momento, Satanás mostrou-Lhe todos os reinos, mas Jesus disse:
“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.” Mateus 4:10
Quando Jesus sentiu fome, Satanás apareceu diante dEle e disse:
“… Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se transformem em pão.” Mateus 4:3
Ele sabia quem era Jesus e sabe quem somos nós, por isso coloca o “se…”, para semear a dúvida, porque sabe que as dúvidas contaminam a fé e, assim, não podemos agradar a Deus, pois nos tornamos indefinidos, inseguros, inconstantes e medrosos. Por este motivo, Jesus lhe respondeu:
“… Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:4
Neste 4º poder, Jesus nos ensina a pedir o nosso pão de cada dia. Mesmo que tenhamos muitas necessidades, a primeira coisa que devemos pedir é o pão espiritual diário. Se o Senhor nos der o pão espiritual, todas as outras necessidades serão supridas.
Às vezes, nos preocupamos com os outros pães: o carro, a casa, o trabalho, a família, o cliente, um contrato, e nos esquecemos de pedir o pão espiritual: “Dá-me a fonte que gera fé, esperança, coragem e definição. Senhor, dá-me a energia que preciso para meu espírito e minha alma, que se refletirá em todo o meu corpo”.
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje;” Mateus 6:11
Ele fala do pão nosso de hoje, ou seja, pare de olhar para trás e para o amanhã! Não se preocupe com o amanhã, planeje e projete, mas não ansioso, preocupado ou irritado. Pessoas ansiosas são desequilibradas, por isso, você deve dizer: “Dá-nos o pão nosso de HOJE”.
Viva o dia de hoje, não se preocupe com o dia de amanhã, confie! Se hoje está bem e está na fé, a vitória de amanhã está garantida. Se hoje está mal, fraco e indefinido, se hoje não está bem alimentado, amanhã estará acabado. Isso é o que Jesus está dizendo: “Se quiser estar de pé amanhã, enfrentando os problemas, tentações e dificuldades, aqui e agora, você deve ‘comer de Mim'”.
Esse pão é Sua Palavra, que produz fé e segurança. Se hoje está bem, saberá como agir e reagir diante dos maus pensamentos, sentimentos e situações desagradáveis que enfrentar, seja na igreja, no trabalho ou em casa. Assim, Deus o abençoará e cada dia estará melhor do que hoje.
Eu aceito este 4º Poder do Pai Nosso, você o aceita?
Nos veremos na IURD ou nas Nuvens!
Bispo Júlio Freitas
Leia também:
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 1º Poder
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 2º Poder
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 3º Poder
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 4º Poder
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 5º Poder
– Os 7 poderes do Pai Nosso – 6º Poder