4ª Porta – A Boca
AS 7 PORTAS QUE TEMOS QUE ABRIR PARA DEUS
De vida, amor, louvor, apreciação, carinho, valorização… mas também de acusação, mentira, de desvalorização, de escárnio… sim, a boca é a porta de entrada que tem um poder arrebatador, tanto para o Bem, como para o mal…
Está escrito que:
[floatquote]A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Provérbios 18.21)[/floatquote]
Ou seja, o poder da vida e da morte está na palavra. Isto quer dizer que, com uma palavra você pode matar, e com uma palavra você pode dar vida. Por isso, o diabo tem trabalhado para que as pessoas pronunciem palavras de morte, de dúvida, negativas, ao invés de palavras de Fé, verdadeiras, de vida, de esperança, que têm o poder de libertar, de curar, de reconciliar, de fazer reviver.
Mas, será que não estamos sujeitos a sentimentos, deceções ou a problemas? Claro que sim! Mas, se somos de Deus, então, temos que vigiar as nossas palavras!
[floatquote]Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto” (Salmos 43.1)[/floatquote]
Estas palavras foram proferidas por, nada mais nada menos, que o rei Davi! Ele era rei, de Deus, justo, mas estava igualmente sujeito a problemas, deceções, ameaças e injustiças, como você e eu. Davi estava a viver um inferno, e começou a proferir palavras negativas, até que despertou para uma realidade. Os seus inimigos e traidores só lograriam êxito, se ele não guardasse o seu coração, pois a boca fala do que o coração está cheio. Estavam a tentar roubar-lhe o trono, a tentar matá-lo, pessoas do próprio país, da sua própria terra, que ele ajudou, deu a vida e, agora, o apunhalavam pelas costas. E isso dói!
Porém, Deus precisa que você e eu abramos essa porta, da nossa boca, para falar palavras positivas, a verdade, o que é justo, mesmo que isso desagrade aos outros. Você tem que escolher entre desagradar a Deus e agradar aos outros, ou desagradar aos outros e agradar a Deus.
Sabe qual é a pessoa com quem você mais fala? VOCÊ MESMO! E quantas não são as palavras negativas que tem dito para si mesmo, como por exemplo: “estás a ficar velho; estás gordo; magro; encurvado; fraco; triste; você não pode; errou; pisou na bola; a sua fé é pequena…”. Você, por vezes, diz o que é certo, bom e verdadeiro para os outros, mas diz o que é errado, mentira ou injusto para si próprio. Você desvaloriza-se, e aí está o seu erro, o qual só você pode reparar, porque você é o responsável pela sua própria língua. A Bíblia diz:
[floatquote]Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmos 141.3)[/floatquote]
Aí está o segredo dos vencedores, dos fortes: a palavra!
Veja que Jesus conhecia o lado negativo das pessoas, Ele sabia quem O estava a trair, a criticar, mas, nem por isso, pronunciava palavras negativas. Ele falava a verdade, que dói, mas não para condenar, para destruir, para excluir, e sim para libertar a pessoa. E quem é sincero, ouve, pode doer, mas aceita e liberta-se, que foi o seu caso e o meu.
Está escrito que não se deve aceitar que saia de uma fonte (boca) doce, água amarga e, se com a boca confessamos que Jesus Cristo é o Senhor, como poderemos aceitar que essa mesma boca confesse a derrota, a doença, o vício, a miséria, a separação ou a frustração?
Se confesso que o Senhor Jesus é o Senhor da minha vida, também devo confessar que o meu corpo é saudável, que a minha vida sentimental é realizada, que a minha vida familiar é abençoada, que a minha vida económica é próspera, que a minha vida espiritual é avivada e que tenho uma Aliança com Deus! Por isso, abra essa porta para Jesus, pois só Ele merece!
A PALAVRA é tão importante para Deus e para o mal, tanto que Ele afirma que devemos policiar as nossas Palavras:
[floatquote]O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina.” Pro 13.3[/floatquote]
[floatquote]O Sábio guarda a sua boca – Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência.” Pro 17.27[/floatquote]
Por isso, pense antes de falar, pois, pelas palavras podemos ser condenados ou absolvidos.
Leia também:
1ª Porta – A Mente
2ª Porta – Os olhos
3ª Porta – Os ouvidos
Deus é contigo e eu também!
Bjf