5ª Arma – Covardia
Os problemas da falta de coragem
No relato bíblico da reconstrução do muro, detetamos vários momentos de intriga e tentativas de sabotagem e o que mais ressalta é que, em todas as ocasiões, os seus intervenientes manifestaram atitudes COVARDES.
A deslealdade e a traição são características próprias dos covardes, como podemos observar nas intenções dos inimigos do povo de Israel:
[floatquote]Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedras.” (Neemias 4.3)[/floatquote]
[floatquote]Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim faremos cessar a obra.” (Neemias 4.11)[/floatquote]
[floatquote]Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali.” (Neemias 4.8)[/floatquote]
Os covardes são pessoas de espírito fraco, dominadas pelo medo e pela falta de coragem. As suas atitudes são pautadas apenas pelo desejo de se auto-beneficiarem, ainda que para isso tenham que pisar, prejudicar ou atrapalhar a vida de terceiros.
Um covarde nunca consegue ser líder, pois falta-lhe coragem para tal, ou seja, quando as situações decisivas, obstáculos ou desafios surgem, ele esconde-se, amedronta-se e, por vezes, até chora de medo.
Uma das armas usadas pelo mal é, precisamente, a voz da covardia, que diz: “para quê colocar-se nessa posição? Não chame a atenção sobre si mesmo e evitará problemas…”.
Porém, é a própria COVARDIA o seu maior problema, já que torna não só a sua fé, como o seu espírito, força e capacidade realizadoras 100% inoperantes!
Observe que o mal (os demónios) não pode impedir o seu sucesso, destruir a sua vida e cessar a Obra de Deus em si, se eles não conseguirem ENTRAR. Por isso, tudo o que eles querem é entrar na sua mente para causar confusão ou no seu coração e causar dúvidas, divisão. Esta é a única forma de eles poderem matar os que são de Deus.
Então, cabe a cada um fazer como Disse o Senhor Jesus: “Vigiar e orar”. Vigie e ore para não deixar entrar em si qualquer tipo de sentimento ou pensamento que venha a levá-lo a duvidar e acomodar-se na fé.
Leia também:
4ª Ameaça – Divisão
3ª Ameaça – A confusão da mente
2ª Ameaça – Desânimo
1ª Ameaça – Zombaria
Deus é contigo e eu também!
Bjf