Exit

Ouvindo as últimas mensagens do Bispo Macedo sobre sermos fortes, de nos esforçarmos, me lembrei da época em que estudei no Japão.

E algo que logo me veio à memória foi a tradução da palavra “sorte”. Em japonês eles usariam: “Ganbatte”, que significa “se esforce”, mas não um pequeno esforço, ganbatte significa colocar toda a sua força, dar o seu tudo, o seu melhor. Em japonês não existe a palavra boa sorte.

Na escola, os professores nos ensinam a nos esforçar em tudo o que fizermos. Me lembro de uma ocasião em que era o “Field Day”, e eu competiria na corrida de 50 metros. Isso foi logo no meu primeiro ano de escola lá, e, comparada com os japoneses, não tinha nenhuma preparação física, nunca tinha competido em uma corrida assim, consequentemente, acabei ficando para trás, e, o que eu ouvia pelo microfone era: “Juliana-san, ganbatte kudasai”. E todos repetiam em uníssono: “Ganbatte”. Traduzindo: “Juliana, se esforce! Se esforce!” E, nas aulas, nos projetos, em tudo o que fazíamos na escola, se a professora via que não estava saindo bem, ela logo dizia: “Ganbatte, você pode!”

Desde os primeiros anos de escola, nos é ensinado que devemos dar o nosso melhor em tudo o que fazemos, e que não é a inteligência sozinha que nos leva ao sucesso, mas sim o esforço contínuo. Se queremos alcançar um objetivo, devemos nos esforçar, dando o nosso tudo e perseverar. Pois, uma pessoa inteligente sem esforço não alcança nada, mas uma pessoa esforçada e determinada alcança o que quiser, mesmo que não seja tão inteligente.

Pensamentos de que sim é possível, que podemos alcançar todas as nossas metas sempre quando nos esforcemos muito com perseverança e determinação, é ensinado desde pequeno aos japoneses. Não ouvia meus colegas dizer que não podiam, que era impossível ou que iriam desistir. Lá, nunca ouvi um professor dizer que fulano era inteligente, mas sim ouvia ele dizer o quanto todos precisávamos nos esforçar e dar o nosso melhor em tudo para ter um futuro bem-sucedido. E é importante notar que o biótipo do japonês é franzino, magrinhos, pequenos, mas isso jamais os impediu de alcançar seus objetivos, eles não olham para seu porte físico, mas sim para a força que têm quando se esforçam. Me faz lembrar do Bispo Macedo!

Interessante bispo, que mesmo eles não crendo no nosso Deus, praticam o que Ele nos deixou ensinado em Sua Palavra e por isso, colhem dos frutos dessa prática, e incluso sendo um povo admirado pelas demais nações. Imagine esse povo com a fé posta no nosso Senhor? Seriam a nação mais abençoada da Terra! E se todos os cristãos tivessem essa mesma determinação de ser fortes, esforçados e perseverantes, iriam arrebentar também… que sejamos essa nação dos 300 de Gideão, fortes, valentes e esforçados!

Juliana Furuncho

Deixa o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

5 comentários

  1. Comment by Monica Mayumi

    Monica Mayumi Responder 25 de Junho 2018 as 04:45

    E verdade,no Japao e assim,morei 7 anos e sempre admirei essa determinacao,sempre falam gambate!

    Como Dna Juliana mencionou,sempre essa palavra e aliada a Fe ,so tem a dar Certo.

    Que Deus abencoe os japoneses as almas que estao conhecendo o Sr.Jesus.

  2. Comment by Tallyta

    Tallyta Responder 13 de Maio 2018 as 16:02

    Independente de existir sorte ou nao, esse post me fez refletir sobre minha vontade de alcançar meus objetivos. E apartir de hoje será melhor, eu decido isso agora.

    Um forte abraço!

  3. Comment by Heliana

    Heliana Responder 9 de Maio 2018 as 13:48

    Bispo , Boa tarde!
    Sorte na bíblia quer dizer o q ?
    Deus mudou a sorte de Jo.
    Seria a força que ele depositou em q?
    Na conta bancária?
    Na sua beleza?
    No nome conhecido q ele era no Oriente?
    Responda:

    • Comment by Marcela Peres

      Marcela Peres Responder 21 de Maio 2018 as 12:23

      Olá Heliana,
      A palavra ‘SORTE’ é um substantivo que pode significar destino, fado, ou um acontecimento casual, que pode ser bom ou mau. A palavra sorte pode ter significados diferentes, usados em diversos contextos.
      Quando a Bíblia diz que Deus mudou a sorte a de Jó, quer dizer que Deus mudou o rumo dos acontecimentos da vida dele. Parecia que seu destino era sofrer, já que Jó havia perdido tudo. Mas Deus mudou seu destino, sua sorte, sua vida.
      Então o significado de sorte no texto Bíblico referido remete ao futuro, destino dele.
      Entenda que somos nós que decidimos nossa vida, usando a FÉ como nossa arma principal. A FÉ dispensa sorte, pois para os nascidos de Deus não existe sorte, mas existe a DECISÃO DE VIVER PELA FÉ!
      Espero ter ajudado.

  4. Comment by Júlia F Aguiar

    Júlia F Aguiar Responder 25 de Abril 2018 as 01:37

    Boa noite bispo.
    Gostei desse post já pelo título, me chamou atenção, pois a cultura japonesa muito me interessa. São pessoas extremamente esforçadas, ao ponto de não aceitarem ser uma vergonha para a família, o fracasso é a pior coisa para eles, causa muita vezes infelizmente do suicídio, pois muitos não sabem lidar com o fracasso; e como disse, a pior coisa para eles é envergonhar a família. É por isso que eles tem essa essência de dar o seu melhor em tudo, de se esforçar, de buscarem a perfeição, ao ponto de muitas vezes ultrapassar o limite do saudável rs. É claro que não é uma cultura perfeita, e sabemos que tudo com exagero não é bom, mas é muito interessante essa noção de esforço deles, e com certeza um exemplo para nós que somos de Deus, pois é isso que Ele nos ensina: “anda na minha presença e sê perfeito” ou seja, “se esforce para alcançar a perfeição!” que Deus o abençoe e ganbatte!!

Close
Go top