Mensagens

Mentes recicladas

17 de September 2010

Mentes recicladas

A maneira de pensar de uma pessoa é a chave para que ela atinja na vida o êxito ou o fracasso, a plenitude ou a frustração. A maneira de pensar é determinada pelas ideias, a ideologia, os conceitos e as estruturas que recebemos das nossas próprias idiossincrasias e cultura, seja bom ou mau. A Bíblia fala sobre a mente e ensina que o ser humano é composto pelo que pensa. Provérbios 23.7 diz “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é”. Cada pensamento que vem à nossa mente desenvolve uma imagem que dá origem a uma crença, sentimento e acção.

A Ciência provou que o que domina a nossa mente irá dominar os nossos pensamentos e o que domina os nossos pensamentos irá dominar a nossa vida. Está cientificamente provado que uma mente doente pode criar um corpo doente, daí o ditado “mente sã, corpo saudável”.

Mas, para além do que diz a Ciência, está o que diz o Deus Todo-Poderoso, o qual criou o ser humano como uma unidade neumopsicossomática (Espírito, mente e corpo) e estipulou que o espiritual governasse e afectasse tudo o resto. Se a parte espiritual está doente, tudo o resto irá sofrer. Desde que os seres humanos vivem longe de Deus e no pecado, a sua maneira de pensar tem-se vindo a desfigurar do ideal de Deus sem que possa pensar no que Deus quer que pense. Por isso precisamos, como povo de Deus, de aprender a renovar a mente sob o poder do Espírito Santo e a autoridade da Palavra de Deus para ser capaz de pensar como Deus quer, porque se tivermos uma mente renovada garantimos a bênção. Existem oito maneiras básicas de pensar que temos de aprender a alienar das nossas vidas se estamos ansiosos para ter uma mente renovada:

1. A mentalidade fracassada: é a que pensa que nada vai correr bem na vida.

2. A mentalidade frustrada: é aquela que falhou em algo e, a partir desse momento, acredita que tudo será igual.

3. A mentalidade negativa: é aquela que preenche a sua mente de pensamentos destrutivos e de derrota. Não consegue ver nada de positivo.

4. A mentalidade pessimista: é aquela que é facilmente superada pelos desafios e adversidades da vida.

5. A mentalidade débil: é aquela que não tem força de carácter e é vulnerável a qualquer outra forma de pensamento. Faz o que diz a maioria.

6. A mentalidade complexada: é que no passado recebeu a zombaria e o desprezo dos outros, tendo ficado “marcada” para a vida. Acredita ser inferior do que o resto do mundo.

7. A mentalidade atormentada: é aquela que inventa imagens de situações dramáticas ou infortúnio contínuo.

8. A mentalidade medrosa: é aquela que tem medo de tudo, até mesmo da sua sombra. Temos que reconhecer que mesmo nós, os cristãos, temos vivido frequentemente com estas formas de pensamento mencionados. Outros são permanentemente cercados por esse tipo de pensamentos destrutivos, vivendo muito aquém da vida que o Senhor concebeu para eles.

Todas estas formas de pensamento são ilusórias e contrárias ao que diz a Palavra de Deus e, na medida em que as aceitarmos como válidas, elas terão a capacidades para destruir as nossas vidas e tudo ao nosso redor. A solução para tudo isso não é só ter pensamentos positivos ou poder mental. Isso está em completo desacordo com as Escrituras Sagradas. A solução real deve ser encontrada na Palavra de Deus e ela diz-nos que temos de aprender a renovar a mente fazendo duas coisas: 1) Remover da nossa mente os pensamentos que não coincidem com a Palavra de Deus. (2) Adaptar a nossa maneira de pensar à maneira de pensar do Senhor.

Romanos 12.2 diz algo que se refere a isto: “…não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A mente renovada é aquela que está unicamente aberta aos pensamentos de Deus e não dá lugar aos pensamentos contrários à Palavra de Deus.

O seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas