Exit

Todos conhecemos a história de Jó.

Jó era o deleite de Deus…e a raiva do diabo.
Derrubar Jó significava tanto para o diabo que ele foi ter com Deus duas vezes. Imagine o diabo ter o descaramento de se juntar aos filhos de Deus e ir até à presença do Senhor…tudo com um propósito – destruir o servo de Deus.

“E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” Jó 1:8

Jó, para além da sua integridade, reverência e conduta irrepreensível para com Deus, amava a sua família e sacrificava por ela. Diz a Bíblia que ele fazia isso “continuamente”.

“E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” Jó 1:4,5

É provável que os filhos não ligassem a esta atitude do pai. Talvez nem percebessem que o que os protegia era esta intercessão contínua ao Deus vivo. Quantos pais e avós fazem isso nos dias de hoje pelos seus filhos e netos e no fim ainda são criticados? Mas Jó continuava, porque ele sabia para quem estava a santificar os seus 10 filhos.

Jó era “maior do que todos os do oriente”, assim está escrito. Ele tinha SETE filhos e TRÊS filhas. O seu gado era de SETE mil ovelhas, TRÊS mil camelos, QUINHENTAS juntas de bois e QUINHENTAS jumentas.

Jó perdeu tudo isto num ápice, incluindo a saúde. O seu corpo ficou coberto de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó bateu no fundo do poço, mas manteve-se o mesmo homem.

A história acaba como sabemos:

“quando orava pelos seus amigos…o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” Jó 42:10

“E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve CATORZE mil ovelhas, e SEIS mil camelos, e MIL juntas de bois, e MIL jumentas. Também teve SETE filhos e TRÊS filhas.” Jó 42:12,13

Mas…, algo parece estar errado aqui! As contas não correspondem ao “dobro” como deveriam. Com os animais está certo: o dobro de sete é catorze, o dobro de três é seis e o dobro de quinhentas é mil. Mas e os filhos e filhas? Não duplicaram. Se é o dobro, deveriam ser CATORZE filhos e SEIS filhas…

Lembra-se da oração, da santificação, do despertar de madrugada e dos sacrifícios que Jó oferecia continuamente pelos seus filhos e filhas? Acha que Deus não ia considerar isso, ou se esqueceria? Jó separou-os (santificou-os) para Deus e Deus tomou-os para si. Quando soube da notícia da sua morte ele disse “… o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:21

DEUS NÃO ERROU NAS CONTAS! Aliás, Deus nunca erra.
O dia em que partimos deste mundo não é o fim. Pode até ser, para as ovelhas, os camelos, os bois e as jumentas e tudo o que é material – daí Deus ter voltado a dar em dobro – mas não para o homem.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)

e Jó sabia disso.

Não tome atitudes tendo como limite o dia da sua morte.
Não invista para 60, 70 ou 80 anos. Use esta curta experiência para investir para a eternidade.
Pense bem antes de desistir de orar e sacrificar por um familiar só porque não viu mudança imediata. Afinal, a alma dele é eterna.

E a comprovar que no final Deus não fica a dever nada a ninguém: “em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó … depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.” Jó 42:15-17


Pr César Ribeiro

Deixa o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

4 comentários

  1. Comment by Nelma dos anjos santos

    Nelma dos anjos santos Responder 6 de Setembro 2018 as 18:05

    Boa tarde
    Essa passagem mostra como devemos ser para com Deus ,por que lutas vem, mas temos que confiar na sua palavra e descansar na fé sabendo que ja deu tudo certo.

  2. Comment by Caroline Souza

    Caroline Souza Responder 6 de Setembro 2018 as 11:39

    Muito forte, por isso devemos nos alimentar da palavra, pois nela encontramos a força, orientação e tudo o que precisamos para continuar a lutar e nao desistir jamais.

  3. Comment by Rubinéa

    Rubinéa Responder 5 de Setembro 2018 as 14:26

    Bom dia Bispo!
    com certeza Deus nuca erra nem falha,faz tudo na hora certa e na medida certa,para aqueles que confiam em suas promessa e vivem em obediência.

  4. Comment by Helen

    Helen Responder 5 de Setembro 2018 as 03:24

    Muito legal este post! Deus não falha!

Close
Go top