Mensagens

Perder batalhas, mas não a guerra

3 de November 2013

Perder batalhas, mas não a guerra

Quem é que já perdeu muitas batalhas? Muitas pessoas têm perdido a batalha contra os problemas que foram alimentados pela maldição, inveja, crise, concorrência… E muitas outras pessoas perderam as batalhas, estou agora a referir-me ao âmbito económico e profissional, diante da crise que estamos a viver, a recessão.

Mas quem é de Deus não perde a guerra jamais. E porquê? Porque você aprende com os seus erros, para e analisa onde errou. Quem é o responsável pela sua vida? É você! Deus não o/a obriga a ser verdadeiro/a, honesto/a, a perdoar, a ofertar, a ser humilde, a orar, a praticar a Sua palavra, a ser dizimista, a evangelizar, a batizar-se nas águas? Ou será que obriga?
Quando você crê em Deus, conhece a Sua Palavra e Vontade e perde uma batalha, como é que fica? A pessoa fica revoltada, intrigada, perguntando-se o que fez de errado. E foi o que aconteceu quando o povo de Israel foi derrotado diante de uma cidade chamada Ai, a cidade da dor. Josué, o líder do povo Hebreu, ficou intrigado com aquela derrota. Como é que uma cidade pequena foi capaz de derrotar os soldados do exército do Deus Vivo? Como posso crer num Deus grande, maravilhoso e perder batalhas? Afinal, a guerra depende de batalhas ganhas.

Josué cometeu um erro, prostrou-se, lamentou-se e chorou. “Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te!…” (Josué 7.10). Quando a pessoa fica a olhar para trás, para o que aconteceu, para o problema, para a deceção sofrida, fica prostrada, desanimada, desmotivada e triste.

[floatquote]
“…Por que estás prostrado assim sobre o rosto?” (Js 7.10). [/floatquote]

Deus sabia que eles tinham perdido uma batalha, não sabia? Então, porque esta questão? Eles tinham perdido a batalha, mas não a guerra. Por isso, não adiantava ficarem de semblante caído, oprimidos e prostrados. Contudo, ainda hoje é assim! Você tem visto as pessoas literalmente andarem com a cara no chão, prostradas. É só palavras negativas, de derrota, de destruição… Mas o que é que está na origem desta situação?

[floatquote]
“Israel pecou, e violaram a minha aliança,…” (Js 7.11). [/floatquote]

Quando você anda aliado com Deus, pode até ter problemas, obstáculos, mas Deus remove-os. Mas quando quebra essa aliança com Deus e já não Lhe é mais fiel, então, vai só. E quando vai só, não consegue, não tem forças suficientes para remover esse obstáculo e fica com a sua vida travada, envergonhada e perde. Quer dizer, coisas mais graves você enfrentou e superou com Deus, mas coisas mais simples não consegue. Então, tem que parar e ver onde errou ou está a errar. Mas você não tem que ficar com a cara no chão, nem prostrado/a. Segundo Deus, as pessoas erram em quebrar a aliança com Ele.

[floatquote]
“…aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram” (Js 7.11). [/floatquote]

Deus condena o que é errado, injusto, o que o/a vai destruir, enfraquecer, seja a mentira, ser desonesto/a, avarento/a, mentiroso/a. Quando é infiel a Deus nos dízimos, Ele não pode andar consigo, você até tenta, mas a sua vida não vai prosperar, porque está a andar só. Lembre-se que não adianta, esconder, fingir que tudo está bem, já que Deus sabe o que você fez e quem realmente é.

[floatquote]
“Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles…” (Js 7.12). [/floatquote]

Quando você é infiel a Deus nos seus dízimos e ofertas, não pode resistir aos seus inimigos, aos problemas. E o que é que eles fazem? Derrubam-no/a, deixam-no/a no chão, literalmente prostrado/a. Aí, você vive a fugir dos problemas e das dificuldades, quando deveriam ser as dificuldades e os problemas a fugir de si. Afinal, não é você que anda com Deus? Quem anda com Deus pode ser vítima de inveja, bruxedo, praga, recessão e crise? Não, não pode! Tudo isso existe e muito mais, mas com Deus você tem que vencer. Deus tem que remover esses obstáculos por si, já que você está a fazer a sua parte, o que é certo, dizimando, ofertando, trabalhando, estudando e mantendo o seu coração limpo.

[floatquote]
“…porquanto Israel se fizera condenado…” (Js 7.12). [/floatquote]

Quem é que se faz de condenado? É o diabo, os inimigos, a crise, a inveja, o bruxedo? Quem se faz condenado é a própria pessoa. Em roubar o que é de Deus, em tentar esconder, colocar a sujeira debaixo do tapete, enganando os outros com hipocrisia. Segundo Deus, se você faz o que é errado, está a condenar-se. Se faz o que é certo, está a abençoar-se.

[floatquote]
“…já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada” (Js 7.12). [/floatquote]

A coisa roubada eram três elementos: uma barra de ouro, 200 siclos de prata e uma túnica babilónica. Roupa, prata e ouro e Deus chamou as três coisas de “coisa roubada”, no singular, porque para Deus o que conta é a fidelidade. Se você é infiel, ainda que seja um soldado, cristão, honesto, profissional, vai lutar e perder. Agora, ainda que não seja um profissional, que não tenha muita experiência, capacidade, estudos, nem conhecimentos, mas se é fiel a Deus, você vai vencer.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf

previous post

02 de Novembro

next post

03 de Novembro