Blog Mensagens

As 12 tribos

14 de Setembro 2020

As 12 tribos

Quando o povo de Deus estava escravizado no Egito, eles eram um BANDO DE escravos, sem organização, desordenados, divididos, indisciplinados espiritualmente, etc.

Entretanto, após o êxodo, Deus logo se encarregou de fazer daquele “bando” uma NAÇÃO (até hoje conhecida como Israel). E como Deus fez isso? Usando do poder da UNIDADE e ORGANIZAÇÃO. O povo foi dividido em 12 tribos, entretanto cada tribo tinha uma função peculiar:

1. Rúben
Função: pecuária – tribo responsável pela criação de animais, pastoreio etc.

2. Simeão
Função: militar – tribo responsável pela segurança das tribos, formada por soldados de guerra.

3. Levi
Função: espiritual – tribo formada por líderes espirituais, responsáveis em ensinar e receber os sacrifícios e ofertas do povo.

4. Judá
Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

5. Dã
Função: direito – tribo formada por juízes que decidiam as causas de todo o povo.

6. Naftali
Função: comunicador e responsável pelo meio ambiente – eram eloquentes, escritores e porta-vozes do povo, além de cuidarem da natureza.

7. Gade
Função: responsáveis pelo acampamento – tribo encarregada de montar e desmontar o acampamento a cada mudança.

8. Aser
Função: abastecimento – responsável pelo armazenamento de alimentos para todas as tribos.

9. Issacar
Função: transporte – responsáveis pela travessia dos bens das tribos em suas peregrinações. Criavam jumentos, animais fortes e resistentes que atravessavam até desertos com grandes cargas.

10. Tribo de Zebulom
Função: comércio marítimo – negociação de mercadorias com outras nações. O princípio do comércio exterior de Israel.

11. José
Função: liderança e negociação – a tribo de José foi dividida em duas: Manassés e Efraim, seus filhos. José foi próspero na terra de suas aflições e garantiu a sobrevivência de seu povo.

12. Benjamim
Função: caça – tribo responsável pela caça, composta de homens valentes que também eram grandes soldados de guerra.

Todos tinham funções diferentes, entretanto uma função complementava a outra! Hoje em dia na igreja não é diferente, cada um tem uma função, missão, responsabilidade, uma complementa a outra, desde a mais insignificante a mais importante, todas são necessárias! Quando se há UNIDADE, há êxito no que fazemos, quando há DIVISÃO, há fracasso!

Juntos sempre seremos mais fortes!

1 Coríntios 1:10
Faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.