Mensagens

Cachorro morto

2 de Março 2011

Cachorro morto

Uma das coisas que mais observamos no meio dos cristãos, hoje em dia, é a incoerência entre o que Deus promete e a vida que eles estão a viver. Há uma discrepância, pois mesmo Deus sendo o Todo-Poderoso e Fiel em todas as Suas Promessas, a grande maioria dos cristãos não chega a tomar posse das mesmas.

Onde estaria o problema: em Deus ou nas pessoas? Será que Deus já não é o mesmo? Muito bem, o que realmente acontece é que os filhos de Deus não se colocam no seu devido lugar, quer dizer, não assumem que têm o direito de viver uma vida digna de um filho de Rei.

É na forma de pensar que jaz o grande problema, pois quando a pessoa não se vê digna de tomar posse das Promessas Divinas, ninguém a pode ajudar, nem Deus, nem o homem, senão vejamos: “Ora Jónatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era de cinco anos de idade, quando chegaram de Jezreel as novas de Saul e de Jónatas; a sua ama o tomou e fugiu e, apressando-se ela a fugir, caiu o menino e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete.” (2 Samuel 4.4).

David queria ajudar a alguém da casa de Saul e encontraram o filho de Jónatas, que era aleijado dos pés. Este vivia em Lo-Debar, que significa escassez e miséria, quer dizer, o herdeiro do rei estava a viver no meio da miséria e da escassez. “Então, mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jónatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo. Então, lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jónatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa. Então, Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Então, chamou Davi … e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor (Mefibosete) … mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa.” (2 Samuel 9.1-3).

O pior problema que Mefibosete tinha não era nas pernas e sim na mente. Ele tinha medo, aceitava aquela situação e considerava-se um cachorro morto. E como é que podemos observar que o seu problema não era físico (económico), mas mental (espiritual)? Quando ele verbalizou o que pensava. O cachorro, naquela época, não valia nada, e muito menos morto, pois era considerado imundo, já que se alimentava dos mortos e do próprio vómito.

Mefobosete tinha sangue real, mas vivia como o cachorro morto (zé ninguém) porque:

1. Pensava que os seus direitos não seriam validados (legitimados);

2. Pensava que deveria aceitar viver na dependência dos outros, mendigando o pão como destino ou vontade de Deus;

3. Pensava que o seu exterior (deficiência física), não lhe permitiria ser uma pessoa realizada.

À semelhança de Mefibosete, existem pessoas dentro da Igreja que aceitam viver uma vida de escassez, porque pensam mal de si mesmas, ou seja, o Povo tem Sangue Real (Sangue de Cristo), que foi derramado na cruz do Calvário, mas aceita viver como um cachorro morto. A mesma ironia também residia em Mefibosete, pois o seu próprio nome significava: “exterminador da vergonha”, ou seja, ele tinha um nome para ser grande, mas o seu complexo fazia-o viver na vergonha. Já David, não tinha sangue real, mas tinha uma mente real e a Oferta do seu coração era também real.

Ao meditarmos sobre o espírito do “cão morto”, vemos em Eclesiastes 9.4,5 o seguinte: “Para aquele que está entre os vivos há esperança… mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa…”. Mefibosete, ao considerar-se um “cão morto”, demonstrou que já não tinha mais esperança em nada, a sua ambição de uma vida melhor estava morta, pois, mesmo ele tendo sangue real, aceitava viver de migalhas.

Este é o retrato dos cristãos mornos na fé, sentem-se “mortos”, sem ambição na vida, a viver das “migalhas” passadas, não aspiram a nada melhor, mesmo tendo “sangue real”, pois, se a pessoa crê na recompensa, ou seja, numa vida melhor, ela lutará por aquilo que crê ter direito. É muito forte, pois o Espírito Santo afirma que: “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tiago 2.17).

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas


24 comments
  1. Dayane Adriano

    Muito forte !!!!

  2. suzanne

    A propria pessoa se julga uma fracassada, ela não luta, não reage contra a situaçao que vive pois pensa que não tem condição, uma pessoa assim nem precisa do diabo a derrota está dentro dela.

  3. Michelle Rosa

    Boa tarde Bispo, muito forte! Mais são as pessoas que já não veêm esperança em mais nada, não acreditam em uma vida melhor, e vivem sofrendo por não verem seus sonhos realizados!! Quem pensa como um cão morto nunca avança e conquista

  4. ANA FLAVIA XAVIER

    OLá Bispo, Realmente essa palavra me Fez, a focar mais a minha fé em relação a crescer financeiramente,até porque servimos um Deus grande e fiel. Atenciosamente!!

  5. Janice Herminio

    E eu estava a ver , ela é a unica pessoa no mundo com essa condição que dança ballet classico com pontas . E ela diz que só contou com o support da familia . Entao imaginem quem conta com Deus do lado dela , e com o Espirito Santo dentro dela . Não tem tudo para arrebentar ? Se ela pensar que é um cão morto , ela ficará na beira da estrada , nunca chegará onde quer chegar ....

  6. Janice Herminio

    Algo que me chamou muito atenção foi o facto de para Mefibosete , algo que lhe aconteceu no passado , ele carregou consigo a vida inteira e ficou preso nessa deficiência . O pior realmente é ter uma visão pequena , a pessoa ela própria limitar-se . Há uma história de uma menina que ela tem down syndrome e ela colocou na mente dela que queria ser bailarina , e a doença de down syndrome afecta muito a coordenação motora . E não é que ela hoje é bailarina ? E muito boa ? Só para nós vermos que quem realmente não tem um espirito de superação , um espirito forte , e quem não reconhece o seu valor neste mundo nunca poderá fazer a diferença . E mais triste ainda , é saber que existem pessoas do mesmo jeito de Mefibosete na Igreja . São dizimista fieis , creêm em Deus , dizem-se filhos de um Rei , de um Deus e aceitam ser escravizados no trabalho , aceitam a miséria , aceitam viver em uma casa de 1 cómodo . Sabendo que o nosso Deus é grande . Ela sozinha é que tem que reconhecer que o facto de ela não ter estudado nao é nada , se ela tem visão , se ela reconhecer que ela é filha de um Rei . Ela tem tudo para arrebentar .... Na fé :) (abaixo tem o url da bailarina para quem quiser ver) http://www.youtube.com/watch?v=zkQYOOWOsQo&playnext=1&list=PL046E894B1448BBDA

  7. Israela

    Essa palavra e muito forte, muitos membros da igreja nao sabem que tem beneficios vindo de Deus, e tem uma vida de "cachoro morto", nao exigem os direitos que tem sendo filhos de pai rico!!!

  8. Rosa Pereira

    Olá Sr.Bispo! Muito forte esta palavra. Realmente nós que cremos somos herdeiros das promessas de Deus e aceitar viver uma vida na escassez e miséria é menosprezar a nossa herança real e o sacrifio de Cristo por nós. Não é as nossas limitações ou "defeciências" que nos impedem de ultrapassa-las, mas sim o facto de se considerar incapaz antes de lutar, por isso mesmo temos que ter uma mente real!

  9. Isabela

    Certamente, muito forte. O problema encontra-se nas pessoas pois se são filhas de Deus que é rei elas têm sangue real, então porquê têm uma visão tão pequena? Nunca devemos duvidar das nossas capacidades e nunca ter medo de correr atrás de nossos objectivos.

  10. Keila

    Nos que cremos num DEUS tao grande, nao devemos viver uma vida de migalhas temos que ter o melhor dessa terra, lutar para conquistar uma qualidade de vida em todos os sentindos, nao ter uma vida privada mais sim viver em abundancia de vida

  11. Georgina

    Olá Bispo! a cada visita ao seu blog mim supreendo cada vez mas, e com o áudio agora arebentou!!, que DEUS conserve o senhor sempre com essa visão de AGUIAR. DEUS ABENÇOI!!!

  12. Diviane

    Realmente bispo muitos por conta de uma fe sem inteligência por conta das dificuldades esses tipos de pessoas acabam vivendo uma vida completamente derrotada .

  13. Ingrid Marques

    Bispo, isso é assim mesmo. Muitas vezes isso acontece comigo, mas foi Deus me despertando agora, pois muitas vezes até sabemos que podemos, mas nos escondemos com medo de ir em frente!

  14. Renata - New Jersey

    É indignante ver as pessoa colocando limites em Deus e em nelas mesmas, muitas vezes não é facíl conquistar o que é nosso por direito, e o problema é exatamente esse, muitos não querem sacrificar suas vidas para serem herdeiros de Deus.

  15. Claudia Tenrinho

    Muito esclarecedor! Quantas pessoas têm em suas mãos todas as possibilidades de serem realizadas e felizes, mas infelizmente a "pequenez" dos seus pensamentos fá-las não lutarem pelos seus direitos. O que adianta ser filho do Rei, se não assumir essa autoridade e não viver no palácio! Quantos sonhos poderiam ser realizados, quantos objectivos poderiam ser alcançados se houvesse dentro do ser humano um Espirito Excelente! Espirito esse, que não se deixa levar pelas fraquezas e deficiências; Espirito que nos faz andar sobre as águas e não afundar; Espirito que nos faz acreditar que o sol brilhará,quando o tempo é de escuridão e fortes tempestades. Assumir que somos filhos do Rei e herdeiros de suas promessas está ao alcance de todos; basta somente acreditar que temos "sangue real".

  16. Rui Loureiro

    Bispo, gostaria de analisar algo que me chamou a atenção neste post, que é o facto de Mefibosete se considerar um cão morto... Esquecendo por um pouco que ele era de descendência real, como pode uma pessoa chegar tão baixo quando no seu interior essa pessoa faz uma comparação tão horrível de si? Um cão morto não é nada mais do que um excesso neste mundo, pois quantas vezes a conduzir pelas estradas deste Portugal, vemos cães mortos porque foram atropelados e quando os vemos ali estendidos no meio da estrada o primeiro instinto que temos é pensar "que nojo...". E digo isto não porque não gosto de animais, mas porque é a primeira coisa que nos vem á cabeça, perdoem-me a sinceridade... Ora como pode um filho de rei pensar, agir e viver como um cão morto? Pior, do que isso é procurar deliberadamente viver e sentir dessa forma (porque até procurou viver numa cidade cujo nome tinha como significado cidade da escassez. Se Mefibosete queria viver em função de um nome então que vivesse em função do seu próprio, pois é maravilhoso ter um nome como o dele que significa "exterminador da vergonha" e que demonstra qual eram os anseios do seu pai em que ele fosse vitorioso e magestojo, Mefibosete tinha que ter vivido uma vida totalmente diferente... Quanto a Davi este é o exemplo de que muitas das vezes somos o que pensamos, pois em nenhum momento da bíblia vemos Davi duvidar ou fraquejar e além disso ter um espírito tão excelente que fez dele um grande rei e um grande homem. Para terminar digo apenas o seguinte: Nós somos, vivemos e defrutamos apenas daquilo que acreditamos. O que quero dizer é que não devemos viver uma vida a nos comparar com alguem ou algo, devemos sim viver a vida que sempre sonhámos e para isso temos que ir atrás da realização dos sonhos.

  17. Hélia Andrade

    É verdade a cada dia estamos sempre a aprender...a pior escassez é a espiritual,porque muitos "ditos filhos de DEUS" aprenderam a viver na cidade de escassez e miseria,mesmo estando dentro da igreja,pelo simples facto de não reinvicarem a sua condição de filhos do REI,pois a sua mente está cauterizada como mefibosete...o caminho para mudar esta situação é ter um pensamento e uma atitude diferente, assim como davi. Porque a fé está na mente e não no coração.

  18. Deus já prometeu , e é o que importa ! Mas a maioria não toma posse por achar que não pode ; muito bom o post bispo Júlio , nossa vida gira em torno do espiritual sim , mas o físico também deve ser valorizado porque Deus já prometeu .

  19. Benvinda Macedo

    Boa tarde bispo Júlio Obrigada pela mensagem, muitas das vezes somos nós que impedimos Deus de agir em nossas vidas, pois se nós não acreditamos em nós, como Deus poderá agir em nossas vidas, se não lutamos pelos direitos que Deus jã nós deu, basta tomarmos posse!!!

  20. Palavra abençoada e que demostra claramente porque que as pessoas estão dentro da igreja, têm fé, têm ''sangue real'' (pois são filhas de Deus), fazem votos, etc. mas são fracassadas. Obviamente que o problema não está em Deus, jamais. O problema está nas pessoa que são acomodadas, pessoas que têm vontande de vencer mas são acomodadas. Pois vontade todo mundo tem. O acomodado dá desculpa - põem culpa nos complexos, na condição, no fisico etc. A pessoa que quer vencer ela não é acomodada nem dá desculpa pelo contrário, ela é agil, se levanta, estabelece uma meta, um objectivo, usufrui do ''sangue real'' do qual tem direito (promessas de Deus) e age a fé. Só assim é que a pessoa vence e mais, Deus tem a obrigação de abençoar essa pessoa pois ela fez, agiu, confiou. Por isso ela tem direito de cobrar de Deus e Deus tem a obrigação de cumprir o que prometeu.

  21. Bom Dia Bispo, muito forte! Realmente muitas são as pessoas que já não veêm esperança em mais nada, não acreditam em uma vida melhor, e vivem uma vida de derrota por aceitar a situação em que se encontram, os que são nascidos, são valentes e vão em busca dos seus objetivos. Sempre na fé!

  22. FATIMA MARQUES

    é muito boa esta palavra senhor bispo,pois nós não somos cachorros mortos não,todo o ser humano que se volta para DEUS,passa a ser filho e herdeiro do nosso DEUS,poriço que nós não aceitamos a derrota,porque cremos nessa palavra.que DEUS ABENÇÕE a todos.

  23. Débora Batista Assunção

    Bom Dia Bispo, Todos nós que somos de Deus temos sangue real, e direito as promessas de Deus mas as mesmas têm que ser tomadas através da fé e com esforço, acho que o que a pessoa pensa de si mesmo muitas vezes a impede de conquistar as bençãos. Como o sr. já havia falado "Você é o que você pensa", e isso é verdade. Mefibosete tinha sangue real e tinha direito a tudo, mas na mente dele não passava de um cão morto. A verdade é que nós temos sangue real e direitos, somente seremos amarrados pelo que pensamos de nós mesmos...

  24. Charlene Cordoba

    Muito forte Bp. a mensagem veio ao meu encontro... muito obrigada de verdade.... vou continuar indo em frente na fé, mais viva do que nunca, na certeza que DEUS vai realizer meus sonhos, não vou deixar que palavras, atitudes ou decepçoes me deixem coxa como Mefibosete !! palavras são só palavras, DEUS pede atitudes! Nosso AMADO SENHOR JESUS ABENCOE o sr e dna vivi sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.