Mensagens

Como chegar ao seu melhor amigo?

23 de Fevereiro 2011

Como chegar ao seu melhor amigo?

“Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura” (Lucas 19.1-3). Quando estamos reunidos, Deus anda no nosso meio, procurando pessoas que não vêm para resolver problemas, mas sim para O conhecer.

Zaqueu era uma pessoa muito baixa, que para além de publicano, era rico, cobrador de impostos e ladrão, pois o que não tinha de estatura tinha de esperteza e malandragem. Mas, quando este tomou conhecimento de que Jesus estava a passar pela sua cidade, não ficou indiferente. No entanto, achava que o Salvador não era para ele, mas sim para os outros e que Jesus vinha, com certeza, salvar quem estava bem e não quem estava mal como ele, pois era um pecador e falso. Mesmo assim, Zaqueu sabia que Jesus não rejeitava ninguém e que aceitava todos, só que nem todos O aceitavam a Ele.

“Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lc 19.4-5). Jesus sabia que ele estava a esforçar-se para O ver, então, deu-lhe uma oportunidade. Deus dá a todo o ser humano, independentemente dos erros, da idade, da estatura ou do nível cultural, a oportunidade de entrar na Sua casa. Então, Jesus entrou na casa física de Zaqueu, mas, a casa na qual Ele queria entrar não era a física, mas sim a espiritual, ou seja, no coração de Zaqueu.

“Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador” (Lc 19.6-7). As pessoas começaram a acusar Jesus, o Salvador, de entrar na casa de um homem pecador, Zaqueu. Pois, na altura, os cobradores de impostos eram judeus que trabalhavam para os romanos, sendo vistos como traidores, e Zaqueu, para além disso também roubava, pedindo mais pelos impostos e quem não pagasse era preso. Jesus sabia da sua vida e as pessoas não conseguiam compreender.

“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”
(Lc 19.8).
Zaqueu percebeu que Jesus estava na sua casa, mas que também tinha que entrar no seu coração. Então, reconheceu todos os seus erros e quis resolver a sua vida, sabendo que iria ficar pobre fisicamente, mas rico espiritualmente. “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lc 19.9). Ou seja, naquele dia houve salvação no coração de Zaqueu, que antes estava pegado às coisas materiais, pois, por amor ao dinheiro, foi injusto, defraudou e enganou, não podendo assim desfrutar do que tinha, porque a sua consciência lhe pesava. Ele não tinha paz, porém tinha muitos amigos, os quais só se interessavam por uma coisa, pelo dinheiro, até que este reconheceu e disse: “eu não tenho nenhum amigo, mas, hoje, na minha casa, entrou o meu amigo verdadeiro”.

O primeiro passo que Zaqueu deu para receber a salvação e o seu melhor amigo foi ser o melhor amigo para a sua esposa e para os seus filhos e ter procurado Jesus, subindo a uma árvore para O ver. O segundo foi ter aberto as portas do seu lar e do seu coração. O terceiro passo foi não ter aceite continuar a praticar os mesmos erros, como ladrão e homem injusto, que o afastavam de Deus. Em quarto lugar, assumiu o Senhor Jesus, sabendo que com isso poderia ser expulso, porque quem aceitasse Jesus, como Salvador, seria expulso da sinagoga e da sua religião tradicional, mesmo assim Zaqueu assumiu a sua fé no Senhor Jesus. O último e quinto passo de Zaqueu foi desligar-se de tudo o que tinha. Apesa de amar o dinheiro, largou tudo e todos, para se entregar ao seu melhor amigo, o Senhor Jesus.

E Deus quer que você seja, também, um filho de Abraão, mas é necessário que dê estes cinco passos, para que não tenha apenas amigos verdadeiros, mas para que seja, igualmente, um amigo verdadeiro, tal como Jesus tem sido isso para si. Aceite o que Jesus fez na cruz por si, carregue a sua cruz, negue-se a si mesmo e dê esses cinco passos e vai ver que, como homem, cidadão e cristão vai ser um exemplo a seguir.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas


10 comments
  1. Doralina Leite Ferreira

    Não imagina o senhor; quanta paz, felicidade invadiu meu coração, minha vida por inteiro; quando o Senhor me chamou pra fazer parte desta família. Quando eu abri meu coração e deixei que Ele dirigisse os meus passos. A minha vida. É honra em saber que somos filhos de um PAI. Que temos um amigo verdadeiro ao nosso lado. Amigo fiel, constante e que nos ama e perdoa. Que possamos conserva-lo para sempre em nossas vidas. Quão Grande Infinito és tu Senhor.

  2. Camila

    O fato de ir a igreja em busca de um milagre não, faz a pessoa conhecer o Senhor Jesus, Zaqueu não estava no meio da multidão em busca de um milagre e sim de conhecer o salvador. Independente dos pecados que vinha cometendo, e com todo poder que tinha naquela cidade ele sabia que havia alguém muito maior que ele, e ele queria conhecer Jesus.

  3. Sara

    *Boa tarde Bp.Julio Que maravilha, esta msg so prova o amor de Deus por nós pecadores. Realmente quem tem Jesus como amigo nunca anda sozinho! Eu encontrei o melhor amigo quando deixei Jesus entrar em meu coração.Como é maravilhoso basta ser sincero! Quem tem Jesus como amigo sabe o valor do perdão. Deus abençõe!

  4. FATIMA MARQUES

    boa noite senhor bispo, me lembro quando deixei o Senhor Jesus entrar no meu coração,senti uma grande alegria e dizer para o mundo inteiro que o Senhor Jesus existe e esta vivo. Jesus é o meu melhor amigo,e amigo daqueles que O buscam.

  5. É muito bom compreender a palavra de Deus desta forma ; alguns imaginam somente a história em si ( Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus e pronto ) , mas que maravilha a importância de ir a fundo tanto no que Jesus fez como também quem era Zaqueu na íntegra ! Muito bacana o post, para nós leitores entender ainda mais a mensagem do evangelho de Jesus Cristo !

  6. Olá Bispo, muito forte, realmente somos retribuidos de acordo com o que damos aos outros, amizade é muito importante, devemos sempre analizar como tratamos as outras pessoas, assim tbm é com o nosso Senhor Jesus, devemos deixar Ele entrar, fazer parte da nossa vida, enfim nosso melhor amigo.

  7. Rui Loureiro

    5 Passos importantes e que causam impacto directo na vida daqueles que os colocam em pratica Bispo, e são derradeiros pois se os cumprirmos escrupulosamente é garantido que iremos ser e ter o melhor amigo em nós. Zaqueu pode até ter sido um homem de pouca estatura mas naquele dia ele cresceu aos olhos de Deus, e é por isso que a sua história é relatada na Bíblia, porque não é um ou outro passo dado que traz esta transformação e sim todos em conjunto, é como subir as escadas, não basta subir um degrau para se chegar lá acima tem que se esforçar subindo todos para chegar ao topo. Zaqueu não só tomou estes passos como demonstrou como devemos fazê-lo e é por isso que agradeço por este ensinamento, pois fará com que cresça, seja e tenha o melhor amigo, o Amigo Verdadeiro que é Cristo!

  8. Luciana Ferreira Teles

    Bispo muito forte, As pessoas julgando Zaqueu, e Jesus querendo salva-lo. Eu imagino a cena, dele se esforçando para subir naquela árvore e o Senhor com tanto amor indo na casa dele. Deus não vê como vê o "homem" Deus vê o coração. E no coração de Zaqueu, existia um desejo. Quando eu entrei na IURD, entrei como Zaqueu ouvia os pastores falando de Jesus na T.V, e foi crescendo dentro de mim um desejo de ir na igreja e conhecê-lo. Um domingo pela manhã eu fui, aquele dia ficou marcado na minha vida. Parecia que os céus se abriram e Jesus estava a minha espera. Deus abençõe o Senhor Bispo. Ass: Luciana Ferreira Teles

  9. fatima sequeira,império

    infelizmente,muita gente vai ver JESUS,mas só quer resolver aquele problema.Esconde-se dos outros,como se estivesse a fazer algo muito mau.Vai fazendo suas visitas na igreja,quer orações,que o servo coloque a sua mão em suas cabeças,sem cumpromisso,e,o pior é que chegam a ter muito tempo a ver JESUS,anos até,mas um dia ,quando se mostra que há um preço a pagar,e são os cinco passos,que Zaqueu tomou,vão embora porque nunca viram verdadeiramente o SENHOR JESUS,nunca tiveram um verdadeiro encontro com ELE.Pois é um privilégio ELE nos pedir para entrar em nossos corações,e fazer morada.Precisamos encontrar os zaqueus deste mundo,é urgente ganhar almas....

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.