Mensagens

Comprometa-se consigo mesmo!

29 de Dezembro 2010

Comprometa-se consigo mesmo!

“Para se vencer a guerra têm que se ganhar batalhas e estas são muitas. Só que uma batalha ganha não garante a vitória, tal como uma batalha derrotada não quer dizer que se perca a guerra. E o que falta em muitas pessoas é o compromisso e eu quero provar-vos isso, falando-vos do livro de Lucas, onde se conta o nascimento de João Batista. Este nasceu de uma mulher estéril e de pais idosos, pois, Isabel foi mãe depois dos 50 e Zacarias era um homem já com mais de 70 anos.

‘Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias’ (Lucas 1.5-7). Apesar de Zacarias não ser pai, o que já era uma grande humilhação, e de Isabel não ser mãe, o que era considerado uma maldição, nem por isso estes deixaram de ser justos diante de Deus, não negando a sua fé, nem blasfemando, nem renegando a Deus. Pois, para Lhe agradar é necessário usar a fé, tal como Zacarias e Isabel fizeram, tanto é que os anos se passaram e mesmo não tendo filhos, eles mantiveram-se firmes, leais e íntegros perante o Deus que serviam. Zacarias era sacerdote fazia sacrifícios para Deus e Isabel também, pois como esposa de sacerdote vivia o sacrifício, mesmo estes não tendo o seu objetivo alcançado, que era serem pais.

Todavia, muitas pessoas, infelizmente, quando não alcançam o seu sonho como esperavam, desesperam e abrem mão dele, desistindo, desanimando, duvidando, renegando, blasfemando e desertando. Tudo isso porque não são justos diante de Deus, querendo muito, mas dando-Lhe tão pouco. Mas Deus é justo e eu costumo dizer que ele não chega nem antes, nem depois da hora, e sim no momento certo.

Quando Zacarias e Isabel se casaram não tinham o objectivo de serem pais, mas tinham antes um compromisso que ia para além do objetivo, um compromisso com eles mesmos. E quando uma pessoa é comprometida com ela mesma, ainda que o seu sonho não seja realizado no momento esperado, ela mantêm-se firme e justa diante de Deus.

‘Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento’ (Lc 1.8-14). Ou seja, eles não duvidaram, nem renegaram, permaneceram exercendo o seu sacerdócio, exercitando a sua fé, ainda que lhes doesse não ter um filho, e Deus tinha o melhor guardado para eles. O seu filho não ia ser um qualquer, seria aquele que iria preparar o caminho para o Salvador. E, segundo Cristo, não houve homem maior, nascido de mulher, do que João Batista. Este foi gerado no sacrifício, na dor, na perseverança, na dedicação, na justiça e na confiança de que Deus faria a sua parte, uma vez que eles estavam a fazer a sua.

‘Em ti haverá prazer e alegria …’ (Lc 1.14). Portanto, tem que haver prazer em todas as áreas da sua vida e uma coisa eu sei: você está aqui porque Deus quer que você desfrute dos prazeres desta vida, mas com a Sua bênção, e não como as pessoas e o mundo lhe apresentam ou oferecem, que é um prazer, mas com maldição, destruição, desordem ou violência.

Deus analisa o caráter e os mínimos detalhes de cada pessoa, por isso, ser justo diante dos homens e daqueles que não conhecem o seu interior é uma coisa, mas diante d’Aquele que conhece os nossos pensamentos, sentimentos e coração é outra bem diferente! Pois bem, Zacarias e Isabel eram justos diante de Deus e eram retos diante dos homens. E Gabriel, o anjo, disse a Zacarias que este iria alegrar-se e ser beneficiado e que muitos se iriam alegrar com o nascimento de João. ‘… e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando …’ (Lc 1.10).

Já quanto a si, o seu sonho vai ser realizado e irá proporcionar alegria a muitos outros que estão à sua volta. Todos estarão à espera que saia daqui com a resposta de Deus e essa é a minha fé e determinação”.

Por servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas


24 comments
  1. Juliana de Araújo

    Muito legal a mensagem, bispo. Entendi que nós não podemos desanimar ou desistir somente porque nosso sonho ainda não foi realizado. Devemos permanecer firmes e ser justos diante de Deus, porque no tempo certo Ele nos abençoará. Muito obrigada por todos os ensinamentos. Que Deus abençoe o senhor.

  2. Luisa Teixeira

    Encontramos claramente neste exemplo de casal, o segredo para chegarmos onde pretendemos chegar!Eles tinham um Compromisso sério com eles mesmos! E quando eu tenho um compromisso sério comigo mesma eu persisto até ao fim...até à meta a que me propus chegar! O resultado é magnífico! Obrigada Bispo Júlio por esta reflexão!

  3. Michelle Rosa

    Muito forte esta palavra bispo! Indepedentemente de tudo, devemos sempre nos manter firmes servindo ao nosso Senhor Jesus com o nosso tudo, nossa vida! Tá ligado! Abraços

  4. Jennifer

    Commitment is the key to success and perseverance. The example you used of Elizabeth and Zechariah shows that it's not just because we are righteous alone that we are entitled to blessings, we must have faith and believe until the end. Then God will give us the dream of our dreams. Thank you for your post Bishop God Bless you.

  5. rosemary alves

    tá ligado bispo! o meu sonho vai ser concretizado,quero permanecer na fé e acreditar na promessa verdadeira do meu DEUS.

  6. Juliana Karine

    Muito forte Bispo. Tenho que permanecer fiel, andando em integridade de espírito, ainda que a resposta não chegue no momento que eu esteja esperando. Pois como o senhor mesmo salientou Deus sempre dá a resposta na hora certa. Na Fé, Juliana Karine de Barros Fortaleza/Ce

  7. Maria Aparecida Bussioli

    Bom dia Bispo, Muito forte esta palavra. Temos que permanecer fiéis, andando em integridade de espírito, ainda que a resposta não chegue no momento que agente quer. Porque como o senhor disse Deus dá a resposta na hora certa. Muitas vezes quando as coisas não acontece do jeito queremos, ficamos entristecidos, perguntando o porque disso, o porque daquilo, e esquecemos que a única coisa impossível a qual a Biblia se refere é que Deus minta. Deus abençoe o senhor abundamente em nome do Senhor Jesus.

  8. Aninha-DF

    É verdade Bispo, quantas são as coisas que pedimos e não vemos a resposta. Aprendi que se o Senhor não nos deu ainda é porque Ele tem algo muito maior para nós, é só confiar e esperar sem ansiedade que Deus irá nos abençoar na hora certa.

  9. Vanessa

    Yo creo que si en el pasado habia ese compromiso propio y sin doble intencion, ahora en el presente más aun, y para eso, no debemos dudar de las promesas de Dios, el no es hombre para engañar, ...aunque tarde esperala porque seguro vendrá...

  10. Priscila Ferreira

    Olá Bispo, Tá ligado, essa é a nossa fé, alegrar pessoas com o nosso testemunho e é claro glorificar o Nome do nosso Deus. Que Deus continue sempre abençoando o sr Bispo, pois sempre aprendemos muito com cada artigo do sr. Um grande abraço.

  11. Ediolânia Natal/ RN

    É bem verdade bispo, pois as coisas não se realizam em nosso tempo e sim no tempo de Deus, e outra, muitas pessoas tem sonhos e mais sonhos e esperam de braços cruzados eles realizassem, porém, temos que fazer nossa parte, sacrificar em prol deles, e depois não podemos desanimar e nem desesperar, depois de fazermos nossa parte, temos que confiar, pois tudo acontecerá no tempo certo. Na fé...

  12. andré

    Todos esperam pelo meu sonho...rsrsrs E creio que muitas almas serao ganhas quando eu realizaa-lo

  13. Vanessa Mariani

    Bispo não tenho nem palavras. Deus acabou de usá-lo para responder uma oração que acabei de fazer. Não é fácil confiar quando tudo parece está contra, mas antes de confiar na Palvara de Deus eu confio em Seu Carater. E mesmo que Ele não realizasse meu sonho é por Ele que prossigo. Muito obrigada Bispo, por deixar o Espirito Santo usá-lo. Na fé!

  14. Roberta Justino

    Muito forte o que o Senhor nos falou Bispo, temos mesmo que nos comprometer conosco. Afinal, nós estamos interessados em receber de Deus o que pedimos.Deus sabe todas as coisas, conhece e prova nossos corações a cada instante, eu sei que Ele quer me abençoar, por isso estarei sempre firme, confiante, na fé! Ele me escolheu, Ele me fez ter a alegria que nunca antes imaginei. Roberta Justino Fortaleza-ce

  15. danielly andrade

    ta ligado bp muito forte ...Deus dara resposta pq ele sempre permanecera fiel ne ..muito bacana o que o sr frisou sobre andra reto diante de DEus como zacarias Deus eçe conheçe o nosso interior ne ..muitof orte ele ve onde ngm ver ..muito forte mesmo que DEeus abençoe o sr Bp .. na fé sempre seu blog tem me ajudado um abraço

  16. Day

    Muito forte Bispo , essa palavra!É isso mesmo ,nós temos que servir a Deus, sempre independente do estejamos passando, Ele sab de tudo,Ele tem planos pra nós, basta apenas crermos e buscarmos o reino DEle de todo coracao q as demais coisas nos serão acrescentadas! day--mocambique

  17. raquel

    A minha tambem forte abraço...

  18. Ana Paula

    Meu sonho vai se realizar, Deus já está me dando sinais da resposta dessa fogueira Santa.Meu "filho" já se mexe dentro de mim... Minha vida está no altar já era...!!! Minha parte é perseverar como Isabel. ( Essa mensagem foi pra mim... Graças a Deus! Deus é Fiel!)

  19. Tá ligado sr. Bispo. Essa é a nossa fé, dar o nosso testemunho no Santuário da Resposta! Coimbra - Portugal

  20. manuel cruz

    paz do senhor bispo julio li todo o artigo sao palavras muito comfortantes me dao forca interior para enfrentar os probelemas do dia a dia e como diz apalavra sem fe e impossivel agradar a deus ele e nossa ancora de salvacao fique na paz e bom dia

  21. Sara

    Bom dia, Bp.Júlio! *Tá ligado!

  22. Rocío

    Muy fuerte, ésta palabra ha tocado mucho en mí... ya que debemos seguir el ejemplo de Zacarías e Isabel que aunque no tenían su sueño realizado seguían sirviendo a Dios de todo corazón, eran rectos delante de los hombres e irreprensibles así debemos ser nosotros. Muchas veces nos frustramos y hasta dudamos de Dios cuando aún no hemos conseguido aquello que más deseamos, pero aquí tenemos un buen ejemplo si nos preocupamos en servir a Dios de todo corazón,y tenemos un compromiso con nosotros mismos, nuestra bendición llegará ni antes ni después, llegará en el momento cierto como pasó con Zacarías e Isabel. Muchas gracias por esta palabra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.