Mensagens

Homem natural vs Homem Espiritual

6 de Julho 2013

Homem natural vs Homem Espiritual

Tal como Jacó, muitas pessoas vivem com medo de perder os seus bens ou até a vida…

“… sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos.” (Génesis 32.10-11)

Jacó era rico e próspero, porque, anos antes, tinha feito um pacto com Deus, prometendo separar o dízimo de tudo o que chegasse às suas mãos. Deus fez a sua parte e Jacó tornou-se rico. Mas, agora, ele estava angustiado e com medo, porque tudo o que tinha conquistado poderia perder em poucas horas, já que o seu irmão estava prestes a chegar com 400 homens armados.

Jacó não conhecia a Deus, por isso, estava preocupado e com medo, ou seja, continuava o mesmo homem natural e carnal de anos antes.

O mesmo acontece com algumas pessoas no Centro de Ajuda, conquistaram bens materiais, alcançaram algumas bênçãos, mas ainda não conhecem a Deus, pois continuam com a mesma identidade, ou seja, são membros do Centro de Ajuda, mas não são membros do Reino de Deus. Por isso, têm medo de perder: a vida, a propriedade, os entes queridos…

Somente quando Jacó se despojou de tudo e ficou a sós com Deus, aconteceu este novo nascimento, essa mudança de identidade. Agora, sim, ele era a Própria Bênção, o “príncipe de Deus”.

Depois da sua luta com Deus, podemos dizer que ele passou a conhecê-Lo, que esteve com Ele cara a Cara. Jacó não perdeu, na realidade, ganhou mais do que poderia imaginar, materialmente e espiritualmente.

E esta é a oportunidade para aqueles que querem mudar a identidade do “homem natural”, carnal, para a do novo homem, o “Homem Espiritual”, o herdeiro, o rei, o “príncipe” que anda com Deus!

JACÓ – ISRAEL
Homem natural – Homem Espiritual
Com a força do seu braço – Pelo Espírito de Deus
Usurpador, enganador – Príncipe de Deus
Estava com medo de perder – Tinha a certeza da sua vitória
Foi enganado pelo seu tio – Foi respeitado até mesmo pelo faraó
Chefe da tribo – Fundador da nação de Israel
Viu o rosto da injustiça – Viu Deus cara a Cara

Pr. António Cantúa
Espanha – Madrid

[iframe width=”600″ height=”400″ src=”http://www.youtube.com/embed/Zlv5JCuoL0w?rel=0″]


12 comments
  1. Andreia Conceição - FJE Costa da Caparica

    Se eu priorizar a minha vida com Deus , as outras coisas são uma consequência !

  2. Edmilson Silva (Ilha Terceira - Açores)

    Bom Dia Bispo, sem o verdadeiro sacrificio é impossivel agradar a DEUS , podemos até dar dinheiro a igreja dar dizimo como muitos fazem ,mas é só dinheiro temos que apresentar o nosso sangue porque ele traz vida , entao DEUS se apresenta para nós ,nem é preciso orar pelo que queremos.

  3. É VERDADE nos temos que ser o homem espiritual por que só assim é que Deus vai lhe tornar num abençoador e ser de ti a sua prinsesa fje alcobaça

  4. Joana - FJE Alcobaça

    Não vale de nada termos as bênçãos materiais se não temos a benção de Deus.

  5. Susana - FJE Alcobaça

    Muito forte esta palavra!

  6. Rafael FJE-Leiria

    O verdadeiro sacrifício voluntário no Altar do Deus vivo é a única maneira de ficarmos face a face com Deus e termos nossa identidade transformada como a de Jacó!

  7. O homem natural tem medo.Quando somos membros do Reino de Deus mesmo em situações difíceis estamos dispostos a sacrificar e nos lançarmos com toda nossa força no Altar de Deus.Essa mudança só vai acontecer quando temos que renunciarmos a tudo e a todos.Na fé.

  8. M Caemo Carreira - FJ Alcobaça

    Vamos aproveitar esta oportunidade que Deus nos está a dar... vamos sacrificar!

  9. Sílvia - FJ Alcobaça

    Somente quando nos despojamos de tudo é que vemos o poder de Deus na nossa vida.

  10. Boa tarde Bispo, Deus quer uma transformação na nossa vida tal com aconteceu com Jacó, mas para isso temos que nos despojar, tem que haver sacrifício, Bispo eu estou na campanha e creio que a minha vida vai mudar depois do dia 14 de julho! Que Deus lhe abençoe e á sua familia também!

  11. Tiago Neto - FJE Alcobaça

    ola, eu serei um homem espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.