Mensagens

O Décimo Mandamento de Deus

31 de Dezembro 2014

O Décimo Mandamento de Deus

O último Mandamento está relacionado com a inveja, a cobiça, o desejo ilícito de possuir algo…

E O 10º MANDAMENTO É: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êx 20.17)

Não se trata de ter algo igual e sim de tirar da pessoa que o tem, para ficar para si! “Um dia destes, vou comprar um carro igual àquele!” ou “Gostei da roupa dela, vou procurar uma igual” – isso não é cobiça ou inveja e sim algo comum! Agora, a cobiça ou inveja leva a pessoa a querer ter, a sentir-se triste e a querer tirar da outra pessoa o que ela tem… isso é cobiçar!

Por exemplo, antes de uma pessoa roubar, o que é que ela faz? Ela cobiça. E essa cobiça, por não ter sido vencida, por não ter sido parada a tempo, especialmente quando a pessoa tem conhecimento da Palavra de Deus, leva-a a cometer algo mais grave, no caso, o roubo. E o mesmo se aplica ao adultério, pois antes de a pessoa adulterar, ela cobiça, e em seguida apodera-se de algo de forma indevida, ou seja, que de outra forma nunca poderia ser dela. Então, o principal motivo porque não se deve cobiçar é porque a cobiça vai levá-lo a um pecado ainda mais grotesco, por isso Deus condena este ato.

Mas, e o que leva uma pessoa a cobiçar? É a avareza, a falta de disposição para fazer o que a outra pessoa fez para alcançar o desejado e a falta de crer que ela mesma pode. Pois, quando a pessoa é gananciosa e quer crescer a qualquer custo, não se preocupa se vai prejudicar ou tirar algo de alguém, na verdade, ela vai fazer de tudo para alcançar o seu ideal. Então, a avareza leva a pessoa a ser inconsequente na sua forma de agir e aqueles que estão ao seu redor acabam por se tornar vítimas. Como exemplo, temos as pessoas que querem ser felizes no amor e, para alcançar esse fim, não olham a meios. Elas cobiçam a felicidade de terceiros, mas, ao mesmo tempo, estão a infringir as regras de Deus. Pois, tudo o que façamos em nosso benefício que irá prejudicar alguém, Deus não aprova, até porque nós cremos que Deus é Justiça e a Sua Justiça é Infalível e Intocável.

E como surge a cobiça?

Não é pelo olfato, pelo paladar ou pelo tato e sim pelos olhos. Por isso, você deve guardar os seus olhos e o seu coração e tem que analisar quais são as suas aspirações e que meios tem usado para as obter! E note que é melhor você não ter do que ter algo motivado pela cobiça, porque, além de aquilo não permanecer na sua vida, vai-lhe levar ao inferno. Por isso, não queira ter o que é dos outros, pois o que é dos outros já tem dono!

Observe que se você guardar o 10º E ÚLTIMO MANDAMENTO, estará a cumprir com quase todos, porque, se não cobiçar, estará a evitar uma série de erros e problemas! Por isso, mantenha sempre o senso de Justiça, que não é desejar o mal de ninguém, e sim o seu próprio sucesso!

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

31 dezembro

Seguinte

01 janeiro


2 comments
  1. Vitor, Farroupilha - RS

    Bom dia a todos! Vemos a importância de não cobiçar. Com certeza a cobiça é o início de todos os pecados, pois uma vez concebida, gera a degradação espiritual. Temos que vigiar sobre esse assunto. Deus abençoe a IURD Europa.

  2. Fábio Medeiros- FJE Açores- S.Miguel

    E esta cobiça assedia cada um de nós, porém cabe a nós crucificar a mesma. "Porque a carne cobiça contra o ESPÍRITO, e o ESPÍRITO contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5:17 o Rei Davi foi um homem que alimentou a cobiça em seu coração pela mulher de Urias, e tão forte era esta cobiça que ele matou o soldado para a adquirir. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista." 2Samuel 11:2 A cobiça começa nos olhos e tem como objetivo entrar no coração. Todos nós somos assediados pelo pecado todos os dias(Hebreus 12.1), e a única forma de resistirmos é fortalecendo nosso espírito. "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o ESPÍRITO para as coisas do ESPÍRITO." Romanos 8:5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.