Mensagens

Qual a diferença entre ouvir e escutar?

22 de Novembro 2019

Qual a diferença entre ouvir e escutar?

Os nossos sentidos, muitas vezes, pregam-nos partidas, pois fazem-nos ver, ouvir ou sentir aquilo que queremos… mas certamente não devemos…

Qual é a primeira porta que Deus precisa que você e eu venhamos a abrir para que Ele possa entrar? Os pensamentos. Por isso Ele deixou-nos a Sua Palavra, porque esta equivale aos Seus Pensamentos. Jesus afirmou que devemos amar a Deus com todo o nosso entendimento.

A segunda porta são os olhos, que são a lâmpada do corpo. Se os nossos olhos são maus, todo o nosso corpo é cheio de trevas; se os nossos olhos são bons, todo o nosso corpo é iluminado.

A terceira porta são os ouvidos. O Senhor Jesus repetiu em todas as cartas do Apocalipse “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz”.

Vocês podem pensar: mas todas as pessoas que têm ouvidos, ouvem. Errado. Todos os que têm ouvidos escutam, mas ouvir é diferente. Ouvir é dar atenção.

As pessoas ouvem muitas vozes, muitos ruídos. Mas quem tem ouvidos (os ouvidos espirituais), ouve a Voz de Deus e obedece à Sua Palavra. Quando temos os nossos ouvidos abertos para não apenas escutar, mas ouvir a palavra de Deus, então, aí obedecemos-Lhe. Esta é a grande diferença entre escutar e ouvir.

A maioria das pessoas na Igreja escuta ou ouve?

Escutam. Não ouvem, não praticam, não aceitam, não seguem aquilo que é dito e, consequentemente, acabam por se desviar. Ficam cansadas, aborrecidas com elas próprias, com a família, com o Governo, com o mundo… Com tudo, menos com a falta de obediência à Palavra de Deus.

Vamos sempre escutar vozes que dizem “não vale a pena ser honesto, ir à Igreja, perdoar, dizimar…”, mas nem por isso devemos deixar de ouvir a Deus.

Cada um de nós tem que decidir se quer fazer como os outros dizem ou como Deus manda.

Quando Deus tirou o povo do Egito, levou-o primeiramente para o Altar natural de Deus, para o Monte Sinai.

Quando chegaram ao Monte, Ele não permitiu que todos subissem, só Moisés o fez e lá permaneceu 40 dias. Enquanto isso, três milhões de pessoas ficaram aos cuidados de Arão, irmão mais velho de Moisés.

Muitos diziam que Moisés tinha ido embora, que tinha morrido, que tinha fugido ou que os tinha enganado.

Quando Moisés desceu do Monte com as duas Tábuas da Lei, teve uma surpresa, pois já nos Dez Mandamentos Deus sabia o que estava a acontecer lá em baixo.

O povo tinha dado ouvidos às muitas vozes, inclusive ao próprio Arão, que deixou de ouvir a Voz de Deus para escutar a Voz do povo e criou um deus de ouro.

Pela porta dos ouvidos deixaram entrar o mal e quem escolheu idolatrar aquele deus de ouro, acabou morto.

Cuidado.

O irmão de Moisés deixou-se influenciar e sofreu as consequências.

Nós também escutamos muitas vozes, mas temos somente que ouvir a Voz de Deus e é a essa que temos que obedecer, pois é ela que nos vai guiar e proteger.

Deus é contigo e eu também!
Bjf


55 comments
  1. Fabiana

    Eu entendo que escutar é algo que entra na parte externa na qual, não entra ou não se dá muita atenção, mas o ouvir é parar para ouvir e dar atenção. Estou lendo muitas definições na qual diz que escutar é dar a atenção e o ouvir não é dar atenção. Porém na Bíblia fala quem tem ouvidos ouça, isso é um alerta de atenção. Ex eu escuto me lembra orelha algo externo Ouvir me lembra ouvido algo interno.

  2. Deoclecio

    gostei muito da mensage porque ouvir é melhor doque ecutar tenho que ouvir mais a Deus e não escutar a voz do povo amem

  3. Elenilda Vieira de Andrde

    A cada dia tenho dado ouvidos a voz de Deus e hoje tenho Ele na minha vida em primeiro lugar.

  4. Átila Coelho Corrêa

    Gostei da exposição da mensagem. Apenas faço uma observação: concordo com a Gabriela, o sentido de ouvir e escutar estão trocados no texto. Escutar não é uma mera função dos órgãos auditivos. Escutar vai muito além de simplesmente ouvir e entender a mensagem que está sendo transmitida. Escutar é ouvir com atenção. Inclusive escutar é um ministério que poucos desenvolvem. Quem tem ouvidos, ouça, ou seja escute.

  5. Gabriela

    Boa Tarde! Entendo completamente o sentido da mensagem. Porém, pelo que eu tenho estudado, o significado de ouvir e escutar estão trocados. Ouvir vem de audição, portanto, todos que o tem em perfeita ordem, ouve. Já escutar significa mais do que o sentido da audiação, é dar atenção à algo. Até mesmo no dicionário pode-se notar esta diferença. Deus abençõe!!

  6. Luana Gonzaga

    Verdade, devemos ouvir somente uma voz aquela que vem de DEUS, nem sempre é o que queremos ouvir mais na realidade é o que é certo.

  7. Josiane Back

    Para mim quando eu escuto algo nem sempre dou atenção para o mesmo e isso muitas vezes me faz perder a essência daquilo que realmente importa. Ja quando eu ouço é diferente, porque ouvir é quando damos atenção ao mesmo.

  8. Letícia Cardoso

    Escutar todos escutam mais ouvir e bem diferente e ainda mais quem ouve prática oque é falado.

  9. lenara

    Temos aprender ouvir a voz espiritual como a voz material como e quer vamos parar para ouvir a voz de DEUS si não paramos para ouvir a voz material que podemos ver quem esta falando imagine para para ouvir a voz de DEUS quer não vemos.

  10. Luciamar Crisrtina

    Deus fala às vezes bem baixinho quase sussurrando, por isso devemos estar em comunhão com Ele para poder ter ouvidos sensíveis a sua voz quando Deus falar (homem de Deus, pessoa guiada pelo seu Espírito) deve ouvir refletir e praticar.

  11. Sara

    Verdade não podemos fica dando ouvidos aos outros não , temos que está sensível para ouvir a voz de Deus não só ouvir mais também obedecer o que ele fala.

  12. Natália Garrido

    É a mais pura realidade bispo, quando estamos na igreja apenas escutando nada acontece no nosso interior. Agora quando ouvimos a voz de Deus, cresce dentro do nosso interior uma força tão grande, que só queremos estar mais perto de Deus.

  13. Estou aprendendo a cada dia com tanto ensinamento , realmente devemos estar atenta aos detalhes, as pequenas coisas, bem verdade esse post muitas vezes penssamos está ouvindo quando só escutamos e daí nada acontece.

  14. helen araujo de quadros

    ola Bispo julio aprendi que não basta ter ouvidos se for somente para escutar que se Deus deu ouvidos e para que demos toda nossa atenção a voz dele e pratiquemos para que ele possa mudar nossa vida. é que percebemos o porque de tanta gente ter anos de igreja e a vida continua a mesma pois escutam mais não dão atenção a voz de deus.

  15. Alessandra

    Muitos de nós não sabemos a diferença entre ouvir x escutar. Pensamos que por estarmos dentro da igreja, estamos ouvindo a voz de Deus. Mas é como o senhor falou: escutar todos escutam; ouvir é obedecer, praticar; coisas que poucos fazem. Muito forte essa mensagem. Que Deus o abençoe.

  16. Ouvir ou escutar? Eis a questão. Quer ser salvo ouça, dê atenção coloque em prática, obedeça, não há nada melhor. Difícil? Certamente que sim, mas não impossível. Muito forete bispo

  17. MicheleNascimentode Brito

    Fato! Temos que ouvi pouco e fala menos, porque quem fala muito aprende pouco. E quando Se trata de ouvi a Deus. Temos que cala e ficamos em silêncio para que posamos ouvi sua suave voz.

  18. Rosalina maria dos Santos Colusso

    Bom dia Bispo, Quando escutamos é como se entrasse pelo um ouvido e saísse pelo outro, mas quando damos ouvido prestamos atenção e vivemos, obedecemos e colocamos em pratica a palavra de Deus é como uma lição a ser feita todos os dias, assim não tem porque dar errado, podemos viver uma vida organizada na presença do Deus Altíssimo!!

  19. Valquiria Dias

    Olá bispo! Eu já decidi. Escolho OUVIR, dar atenção, obedecer, me render a voz de Deus, meu único Senhor. Sendo assim, fico na posição de filha, pois o filho ouve a voz de seu pai, pois a reconhece a distância e a ela obedece.

  20. MARIA

    TENEMOS QUE OÍR LA PALABRA PONERLA POR ABRA Y QUE ES LA VERDADERA GUÍA PARA NUESTRA VIDA.

  21. daniellabarros

    Nós também escutamos muitas vozes, mas temos somente que ouvir a Voz de Deus e é a essa que temos que obedecer, pois é ela que nos vai guiar e proteger.

  22. Adriana

    E verdade,asim como acontece com quem vai para a igreja pra "ouvir a palavra de Ddeus", mas pela falta de atenção acabam escutando a palavra de Deus.

  23. Muito forte bispo. Realmente, há uma diferença gritante entre escultar e dá ouvidos; e muitas pessoas não atentam para isso, por isso pensam que só pelo fato de estarem ali-na igreja-ESCULTANDO a Palavra, já é o bastante. E consequentemente, se arrebentam!!!

  24. Nunca timha parado pra pensar nessa diferença entre ouvir e escutar,Mas relalmente quando escutamos nada acontece,porque somente escutamos,e a palavra de Deus não penetra em nós,E quando ouvimos,ai há mudança,pois a palavra penetra dentros de nos e surte resultado.

  25. elisa

    A diferença entre escutar e ouvir, muitos escutam entra de um lado e sai do outro, ouvir, as pessoas meditam , tem bom olhos, vê como um alerta,tenta praticar o que ouviu paga o preço, renuncia as suas vontades,por isso muitos preferem escutar é mais fácil.Só que vamos colher o fruto da voz que ouvimos ou somente escutamos.

  26. Laura Chinjengue

    Bom dia Sr Bispo,DEUS abençõe o sr e sua esposa. Ao ler o post de hoje "A diferença entre ouvir e escutar" uma verdadeira benção esta mensagem e muito verdadeira, "eu só estou a ouvir quando presto atenção e quando não apenas estou a escutar e o que a pessoa escuta não leva a refletir e consequentemente milagres não acontencem, mudanças, transformações. Ao passo que o ouvir leva-nos a pensar, refletir, analisar os prós e os contras ou ainda a vigiar e assim a obedecer a palavra de Deus".

  27. Leida Delgado-CdA Cacém

    Bom dia Sr. Bispo Confesso que fazia parte das pessoas que acham que ouvir e escutar tinham o mesmo significado. Mais uma vez aprendo que A Palavra de Deus foi escrita nos mínimos detalhes e que os superficiais nunca conseguirão extrair Dela a salvação, pois ficam por versículos bonitos que chegam ao coração. Quantas vezes quando adolescentes escutávamos nossos pais sem lhes dar ouvido( eu era expert nisso :-) :-) :-) ), com Deus fazemos o mesmo, a Sua Palavra muitas vezes fica a vagear pelos nossos ouvidos sem que nós A escutemos e sendo assim se perde algures e não entendemos porque estamos na igreja, escutamos tudo com atenção, mas nossa vida não muda. NÃO MUDA PORQUE NÃO OUVIMOS A VOZ DA DEUS, LOGO NÃO A PRATICAMOS. Muito forte isso... Vou passar para os teens. Obrigado!!!

  28. Fábio Medeiros- FJE Açores (S.Miguel)

    Bom dia Bispo, Na verdade, é que todas as portas do nosso corpo estão ligadas à porta maior que é a nossa cabeça("os pensamentos"), se esta não estiver Bem, então as restantes será portas para o acesso do mal a nossas vidas. Vejamos o que nos ensina o Apóstolo Tiago em sua Epístola: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago 1:14-15 Primeiro o diabo começa na mente, se ele conseguir passar na mente, então o fim será a morte da vitima que não vigiou ou não repreendeu os pensamentos pecaminosos.

  29. Tiago Neto Leiria- FJE-Centro Alcobaça

    Ola boa noite, devemos apenas ouvir a voz de Deus e praticar pois todos os dias escutamos muitas vozes mas devemos parar para pensar em quem temos de ouvir.

  30. Pamela

    Muito bacana!!! temos que procurar sermos ouvintes verdadeiros, aqueles que não só escutam, mas ouvem, e principalmente ouvem a Deus, ou seja dão ouvidos, vivem aquilo que ouvem, praticam, obedecem, dão atenção aquilo que Deus está falando, à direção que ele está dando, seja ela qual for.

  31. Agostinho - FJE Centro - Coimbra

    Boa Noite Bispo, È verdade todos os dias temos a opção de escolher se damos ouvidos a voz da família, dos amigos, dos colegas de trabalho, da desobediência, rebeldia ou se inclinamos os nossos ouvidos para ouvir a única Voz que nos liberta e que nos ensina o que é bom, a voz de Deus.

  32. Bruna Moura

    É verdade temos que nos manter sempre vigilantes para que não venhamos nos enganar em relação a essas vozes devemos nos manter em comunhão com Deus para que possamos estarmos sensível a voz de Deus

  33. Juliane Gomes

    Temos que ouvir mas e falar menos. Quem escuta não vai colocar nada em prática, mas quem ouve com certeza ira praticar o que ouviu.

  34. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, temos de ter esse cuidado de vigiar, muitas vozes virão cabe a nós decidir qual seguir. O mal vai sempre tentar tirar do nosso foco assim colocando aquelas vozes chatas, mas nós temos que usar as armas de Deus contras essas coisas. Muito obrigado Bispo pela sua mensagem.

  35. Leandro Gonçalves - FJE Centro

    Boa noite,nós não devemos escutar a voz de Deus mas sim Ouvir pois se ouvir-mos a voz, nunca nos desviaremos do caminho e não daremos ouvidos ás pessoas que falam mal da palavra de Deus.

  36. Beatriz Ramos-FJE Centro

    Ola Bispo esta mensagem e muito forte pois faz nos pensar e refletir a quem realmente queremos dar ouvidos se a voz de Deus ou a voz do mundo pois temos de dar ouvidos ha voz de Deus e nao a voz do mundo Obrigado por esta mensagem Que Deus o abençoe

  37. Simone

    Para que nós venhamos ficar firmes na presença de Deus, devemos abrir todos os canais de acesso a nossa vida, para Deus poder agir.

  38. José- figueira- fje cantanhede

    Ola bispo! A diferença entre ouvir ou escutar é nos nao nos lembramos mais do que escutamos mas se ouvir eu me lembro se passar 1 semana ou duas!

  39. marli oliveira

    sin tudo ista palavra e tan certas , tudo que fazemos prestando atencao guardamos na nossa mente quando buscamos encontramos em seguida , mais si nao prestamo a atencao donde guardamos buscamos i no encontramos com DEUS e igual temos que ouvir,i guardar i praticar.para encontra a verdadeira salvacao.

  40. Rita rodrihues- figueira- fje cantanhede

    Boa tarde Bispo Júlio! Gostei muito deste post porque me identifiquei na sua palavra, além disso ajudou-me a refletir as minhas atitudes tanto familiar como espiritual!

  41. helena ketlen

    Podemos escutar barulhos, vozes dos nossos amigos e parentes mas, nem lembrar o que escutou. Mas, ouvir requer atenção e raciocínio. Por isso na Bíblia diz: ''...Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás igrejas..."

  42. andreiacarvalho - Figueira - FJE - Cantanhede

    Olá sr.bispo, Pois é Bispo. É preciso ouvir a voz de Deus,senão acabo nas ruínas por ouvir a voz que, neste caso, são as pessoas do mundo e não só, também a voz do mal nos meus pensamentos ou até mesmo a voz do meu eu,isso leva-nos ás trevas. Obrigado pois esta mensagem me ajudou a perceber mais estes temas e também me ajudou na minha vida.

  43. adalia santos

    a verdade é que todo cuidado é pouco pois existe varias vozes mas quando se tem vida com Deus vc consegue diferenciar as vozes #Deus ou o Diabo diferencia está em obedecer,porque muitos até ouvem mas não prática a voz de Deus e o segrdedo está na ratica p ser abençoado.

  44. Laurindo - figueira- fje cantanhede

    Ola sr.bispo julio! O que entendi que é melhor ouvir do que escutar e se nos estivermos maus olhos o nosso corpo estara em trevas o que devemos fazer é ouvir, obedecer e depois ter bons olhos!

  45. Raul Santos - Figueira - FJE Cantanhede

    Boa tarde Sr. Bispo Julio. Há uma diferença entre escutar e ouvir. Escutar é quando uma pessoa participa numa conversa que passado algum tempo já nem se lembra do que falaram. Mas ouvir mesmo depois de ter passado algum tempo a pessoa ainda lembra das coisas porque valorizou e recolheu informação importante para si. Concluindo. A pessoa quando dá ouvidos a razão não esquece .

  46. Dulce- figueira- fje cantanhede cantanhede

    Ola sr. Bispo! Gostei muito do seu poste! Foi muito interessante porque ajudou me muito a refletir sobre se eu tenho visto as coisas com bons olhos ou nao !

  47. Manuel- fje figueira- cantanhede

    A diferença entre ouvir e escutar é quem escuta nao quer obedeser por isso escuta e quem ouve ele obedece.

  48. Joaquim - fje fihueira da foz - cantanhede

    A diferença entre ouvir e escutar é quem escuta nao quer obedeser por isso escuta e quem ouve ele obedece

  49. Paula Costa - Figueira - FJE - Cantanhede

    Nos temos que ser seguros de quando ouvimos as palavra para saber se estamos a ouvir a palavra de Deus ou não, e temos que ser firmes e conseguir distinguir quando a gente está a fazer as coisas para não fazer errado pois as consequências são drásticas! devemos saber pedir a ajuda aos servos de Deus para nos orientar e não seguir o caminho errado!

  50. Joaquim - fje fihueira da foz - cantanhede

    Olá sr. Bispo julio! Eu gostei muito da sua palavra e o que chamou muito atenção foi Que o que ouvimos nos refletimos e o que nos escutamos nos nem queremos saber!

    • Manuel- fje figueira- cantanhede

      Desculpem enganei me

  51. Nuno Saavedra Camacho - FJE Centro - Cantanhede

    Olá senhor bispo julio! E difícil, ouvir, dar atenção, sim , pois a voz do coração tá sempre gritando, a voz deste mundo não se cala, Mas , se a pessoa for humilde pra reconhecer que tá errada , que precisa de ajuda , torna se fácil pois sendo humilde a pessoa tem força para dizer (senhor ajude me a te ouvir) e logo deus age pois desta forma deus já pode trabalhar, na mente da pessoa! Sendo humilde a pessoa consegue ouvir! /forte abraço/

  52. Carlos Trovão - F.Foz - FJE - Cantanhede

    Boa tarde sr Bispo Julio! É muito importante olharmos para tudo com bons olhos. Muitas vezes perdemos muito por olharmos apenas para o lado negativo das coisas e uma vez desistindo nas dificuldades estaremos a renunciar as vitórias que viriam se perseverássemos até ao fim. O mesmo se dá no sentido de dar ouvidos à voz de Deus que é sempre revigorante pronta para transformar o nosso interior. Já as outras vozes estão sempre prontas para nos prejudicar. Eu no CdA tenho aprendido a dar ouvidos à voz de Deus e recomendo que todos que venham e façam o mesmo, não importa quem sejam... Que Deus o abençoe mais e mais

  53. Abel Costa-F.FOZ-FJE Cantanhede

    Boa tarde Bisopo Julio!!! A diferena de ouvir e escutar eque quando escutamos e o mesmo que nao escutar ou seja nao damos atensao nenhuma mas ouvir ja nao nos e a mesma coisa bispo nos a ouvir levamos mais asserio. Obrigado biapo por a sua palavra.

  54. Solene - fje cantanhede - figueira da foz

    Ola bispo! A sua palavra é muito boa e ajudo me imenso principalmente a dar me força! A diferença entre ouvir e eacutar é que ouvir nos pensamos no que estemos a ouvir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.