Mensagens

“Que é isto?”

3 de Fevereiro 2016

“Que é isto?”

É conhecido como o mês mais curto do ano, mas é também aquele em que começamos por fazer o balanço de uma temporada que agora começa e que se quer bem-sucedida…

Observe a seguinte passagem, que descreve o “mês de Fevereiro” do povo de Israel, assim que foram libertos do cativeiro em que viveram 430 anos no Egito:

“E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.” (Êxodo 16.1)

“E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.” (Êxodo 16.15)

“E disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando Eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.” (Êxodo 16.32-33)

“E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã. E um ômer é a décima parte do efa.” (Êxodo 16.35-36)

Estamos no 2º mês do ano e na vida de muitas pessoas, infelizmente, ainda não houve qualquer evolução.

Deus fez descer o Maná precisamente no 2º mês do ano (que simboliza Fevereiro), depois de o povo ter saído do Egito (que simboliza o nosso passado recente, no caso, o ano 2015).

Para muitos, inclusivamente para si, 2015 foi um autêntico Egito de sofrimento. Porém, em Fevereiro, você terá a possibilidade de receber algo que nem sequer imaginava.

Maná foi o nome hebraico, dado pelos israelitas, como resposta ao “que é isto?” do povo. E assim será a vida dos que crerem… A bênção será de tal forma, que todos irão dizer “que é isto que aconteceu na tua vida?”.

Depois disso, o Senhor mandou o povo encher um ômer de Maná e colocá-lo diante d’Ele para as gerações futuras. Ora, um ômer é a décima parte do efa, ou seja, o Dízimo. Então, o Dízimo, separado corretamente, abençoaria as gerações futuras do povo, por outras palavras, a minha, a sua, a nossa família.

Um efa era é uma medida que representa, aproximadamente, 22 litros. O número médio de dias úteis de um mês é 22, ou seja, eles tiraram o dízimo de um mês de trabalho para abençoarem a família, por instrução do próprio Deus.

E assim, comeram durante 40 anos. 40 anos é, em média, o número de anos que uma pessoa trabalha. Tanto é, que é usado como número de anos para o cálculo da reforma. Em suma, a fidelidade no 2º mês traz bênção pessoal, profissional e familiar.

Pr. César Ribeiro
Templo Maior – Lisboa


27 comments
  1. Quando somos fiéis a Deus Deus fica obrigado a nos abençoar Por que Ele mesmo prometeu que abriria a janelas do céus e derramariam suas bênçãos sobre os que são fiéis a Ele

  2. ines maria

    Deus alimentou o povo no deserto muitos anos agora nos dependemos deli pra alimentar nossa fe

  3. sara

    Deus não olha o tamanho do mês para nos abençoar , quando a pessoa é fiel, o ano nem precisa ter 365 dias porque ela sabe que vai ser abençoada !!

  4. Priscilla

    A importância da fidelidade com Deus, quando o colocamos em primeiro lugar em tudo ele não nos deixara desamparado em nada, ele fica na obrigação de abençoar

  5. Olga Dzhugastranskaya Ucrania

    Que assim seja na vida dos fiéis!

  6. Diane

    Como é importante sermos fiéis a Deus, essa reflexão nos mostra como Deus quer agir na nossa vida, de tal forma que aqueles que não o servem digam que é isto.

  7. Fevereiro é o mes mais curto,porem é o mes que escolhi pra mudar minha vida,ainda mais com essa explicação.Que Deus abençoe muito mais o Senhor e sua familia Bispo.

  8. Fernanda Ferreira

    O que é isto, é assim que todos falaram quando verem Deus agindo em nossas vidas através das nossas fidelidade a Deus o dizimo, pois a fidelidade de Deus traz benção em todas as áreas de nossas vidas, seja no 2º mês do ano como em todos os outros.

  9. Eduarda Gonçalves

    Amém Pasto que palavra forte. Eu creio que este ano vai ser diferente na minha vida assim como Deus fez cm os filhos de Israel fará também em mim.

  10. Junia Drumond

    Que interessante! Não sabia disso e vendo essa direção da Palavra de Deus, quando aplicada acontece o diferencial. O mês de fevereiro passa a ser o mês do ponto de partida para um ano de vitórias!

  11. Júnia Drumond

    Muito interessante, pois nunca havia atentado para isto. Quando seguimos essa instrução da Palavra de Deus, o mês de fevereiro é o ponto de partida para um ano de grandes vitórias e maravilhas.

  12. Suely

    Bom dia, muito interessante este post. Tá ligado a minha vitória!

  13. Caroline

    Em nome de Jesus esse mês vai ser pra mim o mês da minha visão ,pois sou empregada mais quero trabalhar para mim ter meu próprio negócio.

  14. Beatriz Ferreira

    Essa é a fé. O que ainda não vimos chegará em nossas vidas neste mês. Pois, isso é o que nos garante a fidelidade e confiança na Palavra de Deus.

  15. Manucha

    Amém

  16. Camila Oliveira

    Bom dia Pr, Tá ligado! Que se cumpra esta Palavra neste 2º mês nas nossas vidas. Não há como ter uma vida abundante se não for alinhada com a Palavra do nosso Deus. Deus abençoe.

  17. yolanda lina

    Bom Dia a todos , Eu creio que esse mês será um mês de abencao para o Povo da Alemanha e todo Povo da Iurd..... ...ne fe

  18. Jennifer Cruz

    Amém, tá ligado. O mês de fevereiro será um mês de grandes vitórias, para a glória do Senhor Jesus!!!

  19. Renata

    Ta ligado tomo posse da promessa pois foi exatamente o que aconteceu Na minha vida em 2015 quero uma reviravolta

  20. Forte esta mensagem, me abriu ainda mais o entendimento da importância da fidelidade à Deus.

  21. Rodrigo

    Amém!!!! Que assim seja essa benção em todas as áreas da minha vida.!

  22. João Pedro Varela

    Boa tarde sr bispo Da mesma forma que aconteceu aos Israelitas no passado certamente acontecerá nos dias de hoje ao que crê, ainda que esteja ou esteve no "Egito", uma vez que o Deus daquela época é o mesmo Deus de hoje e assim será eternamente. As mesmas regras, mandamentos, leis e ensinamentos se aplicam nos dias de hoje

  23. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Boa tarde, DEUS quer estar no comando de nossas vidas, temos apenas que crer, e expulsar as dúvidas que tenazmente batalham em nossa mente.

  24. CARLOS AUGUSTO PEREIRA BEIRAO

    Muito interessante este post, abriu minha visão. Basta agora continuarmos fiéis no pouco e no muito e certamente a benção do Senhor nos alcançará!

  25. Caio Reis

    Bom dia Bispo. O fruto da obediência é podermos experimentar daquilo que nunca havíamos experimentado antes. Durante 430 o povo colhia o fruto da sua rebeldia, desobediência a Deus, mas quando chegou um homem que obedeceu a Deus, todos puderam experimentar de algo novo, especial, que não existia na terra mostrando de que aquilo que Deus quer fazer em nós, aquilo que nos quer dar é superior a tudo que temos aqui. Mas para isso devemos Obedecer.

  26. claudio santos

    Bom dia senhor bispo Naquela epoca o povo quando decidiu sair do egito foi sustentado com o Maná. Assim é com todos aaueles que dicidem abandonar largar o passado! Eles nunca estao desamparados pois o Maná de Deus sempre os sustenta. Maná: as mãos do proprio Deus na nossa vida

  27. Carlos Godói

    Olá Bispo e a todos, E o mais Glorioso de tudo isso, é que estamos diante do mesmo Deus que surpreendeu o seu povo em varias épocas. E que AGORA irá surpreender aqueles que Nele crêem. Ele não mudou, continua o mesmo. E sua PALAVRA continua VIVA, e se faz VALER na vida daqueles que o Colocam em PRIMEIRO LUGAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.